TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Cronologico

Casos: Quadro Cronologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Quadro cronológico dos estabelecimentos fundados em cada período

INTRODUÇÃO:

A educação brasileira evolui em saltos desordenados, em diversas direções, que buscamos elencar e relacionar nesse trabalho.

Desde sua colonização o Brasil vem montando sua Historia e principalmente desenhando sua trajetória na área da educação e da pedagogia. A educação aqui vivenciada pelas tribos indígenas tinha suas características próprias, não tendo referenciais da educação europeia, mas esse período acabou com a chegada dos portugueses. A partir daí sofremos influência de vários movimentos estrangeiros.

Período Ano Ocorrências Descrição das fases da educação no Brasil

Colônia Período Jesuítico (1500-1759) 1500 Vera Cruz: o começo de tudo, quando osPortugueses chegaram à Bahia;

A História da Educação Brasileira evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas. Iniciando Período Jesuítico, onde os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo dos índios. Logo perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever, não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados sec. A educação brasileira, com isso, vivenciou a primeira grande ruptura histórica num processo já implantado e estabilizado como modelo educacional.

1549 Alfabetização pela fé, quando os primeirosJesuítas chegaram ao Brasil, em missão civilizatória para converter os índios à fé católica;

1564 O primeiro colégio para brancos na Bahia com estrutura para receber órfãos portugueses e filhos da elite colonial em regime de internato;

1577 Padres Anchieta e os livros à pena ondeprecisam escrever uma cópia à cada aluno a

lição do dia seguinte;

1599 Faltam professores, uns demoram a chegar, outros morrem em naufrágios a caminho de colônia e outros desaparecem em passeios;

1759 Expulsão dos Jesuítas do império português;

Colonial Período Pombalino (1760-1808) 1760 O Estado é responsável pela educação e crianovos livros didáticos;

Nesse período os jesuítas foram expulsos das colônias em função deradicais diferenças de objetivos com os dos interesses da Corte. Enquanto os jesuítas preocupavam-se com o proselitismo e o noviciado, Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época e a educação jesuítica.

1808 Estudantes ambiciosos vão para Portugal para continuar seus estudos;

Período Imperial e JoaninoFamília Real que, para atender as

(1808-1888)

1824 A maioria das meninas são educadas pela mãe ou pela ama de leite e aprende a ler, além de treinamentos das prendas domésticas; Este período começa com a vinda da Família Real que, para atender as necessidades de sua estadia no Brasil, com o surgimento da imprensa, permitiu que os fatos e as idéias fossem divulgados e discutidos no meio da população letrada, preparando terreno favorável para asquestões políticas que permearam o período seguinte da História doBrasil. A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Em 1822, D. Pedro I proclama a Independência do Brasil, em 1824 outorga a primeira Constituição Brasileira e institui a Lei Magna que dizia que a "instrução primária é gratuita para todos oscidadãos". Até a Proclamação da República, em 1889 praticamente nada se fez de concreto pela educação brasileira, pondo um fim no Período Imperial em 1888.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com