TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem era os gregos. In: Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2015, p. 13-76

Por:   •  26/6/2019  •  Resenha  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do Texto Grécia

A localização original da Grécia Antiga fica na Península Balcânica, porém devido às péssimas condições climáticas e do solo, os gregos se deslocavam para outras terras e consequentemente fundaram cidades e formaram colônias no ocidente e oriente.

Os povos da civilização Anatólia tinham conhecimentos em ligas metálicas e contribuiu para o desenvolvimento dos comerciários neolíticos, passaram a utilizar o arado nos serviços agrícolas e teve crescimento na economia oriental.

Os antigos gregos Aqueus sofreram influencias cultural pelos Cretas entrou em guerra com. os Cretenses e com a civilização dos Jônios, porém venceu. Os gregos de origem Aquéia ficaram riquíssimos, criou reinos e a cidade de Micênas que é a mais influente de todas. Somente um rei governa e só afasta do cargo em casos de morte ou se algum membro da família assumir. A cultura do grego se espalhou por várias regiões, chegaram ao Egito e Mediterrâneo Oriental e lugares que ainda não havia sido dominado.

A civilização Anatólia, invadiu a cidade de Creta, porém uma região onde já havia moradores, com o passar construiu palácios, já exercia poder sobre os anatólios, e os povos Cretanos tinham um certo poder econômico, cultura grega e já possuía a escrita hierográfica.

Com a chegada dos povos Dórios, as cidades Micênicas foram desaparecendo, porém não se sabe ao certo o que os levou ao extermínio. No entanto assim como os Micênios, alguns povos Cretanos também conseguiram fugir para outras regiões.

A civilização grega nasceu a partir da procura de novas terras, ao desenvolvimento cultura e através do contado com outros gregos, no qual eram ativos e também conseguiram a escrita vinda dos fenícios.

Os poemas de Homero relata a guerra que aconteceu com Aqueus e Troiano, que tinham equipamentos mais resistente, portanto com a ajuda da deusa Atenas os grego venceram a guerra. A deusa Atenas apareceu como se fosse irmão do troiano Heitor incentivando a lutar com o grego Aquiles e consequentemente Aquiles morreu.

Ainda se tratando da guerra de tróia, os gregos deram de presente aos troianos um cavalo de madeira, com guerreiros escondidos dentro da estrutura do cavalo, então a noite, os guerreiros ao perceber que não tinham pessoas por perto, saiu da estrutura, abriu as portas da cidade, chamaram outros helênicos, mataram homens, levaram as mulheres e crianças como prisioneiras, destruíram a cidade e assim os gregos venceram os troianos. Esses poemas entre outros são documentos atribuído a Homero, escritos pelos gregos, pois a cada dia, se desenvolviam e a escrita ia mudando para melhor se adequarem.

Esparta era uma cidade grega militar onde os poderes políticos prevaleciam, favorecendo somente as classes que melhor lhe convém, desmerecendo aos demais. Antes dos Dórios invadirem essa região, já havia moradores, no qual tomaram posse das terras dos Lacônios e os obrigou a trabalhar como escravos, os Lacônios tinham que dar parte do cultivo para os Espartanos em troca de moradia, em outras palavras, os lacônios sustentavam todos os nativos de Esparta, entretanto os dórios e os povos da Lacônia entraram em conflitos resultando em mortes, por outro lado os sobreviventes da Laconia, que não eram escravos conseguiram a liberdade.

O poder político do Espartano era rigoroso, militar, decisivo e exerciam cargo de estado político até morrer. A população podia escolher os senadores, porém caso fosse contra aos ideais dos grupos nobres, privilegiando, havia manipulação interna. A política era um sistema autoritário de poder, os povos vivam sobre tortura, matavam o recém nascido que não eram saudáveis. Ainda criança, os meninos tinham um ensinamento militar extremamente desumano, a leitura era somente o suficiente para alcançar o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com