TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem foi Rubem Alves

Artigo: Quem foi Rubem Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

1) Quem foi Rubem Alves

Nasceu no dia 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, sul de Minas Gerais. A família mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1945, onde, ele foi matriculado em bom colégio. Teve aulas de piano, mas não teve o mesmo desempenho. Foi bem sucedido no estudo de teologia e iniciou sua carreira dentro de sua igreja como pastora no interior de Minas. No período de 1953 a 1957 estudou Teologia, onde exerce as funções de pastor até 1963. Casou-se em 1959 e teve três filhos. Foi ela sua musa inspiradora na feitura de contos infantis. Em 1963 foi estudar em Nova York, retornando ao Brasil no mês de maio de 1964 com o título de Mestre em Teologia. “Sua tese de doutoramento em teologia, “A Theology of Human Hope”, recebeu o nome de Teoria da Libertação”. Em 1968, foi perseguido pelo regime militar, ele retornou com a família para os Estados Unidos, fugindo das ameaças que recebia. Lá, torna-se Doutor em Filosofia. Quando voltou ao Brasil, foi contratado para dar aulas de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1971, foi professor-visitante no Union Theological Seminary. Em 1973, transferiu-se para a UNICAMP, como professor-adjunto na Faculdade de Educação.Em 1974, ocupa o cargo de professor - titular de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na UNICAMP. É nomeado professor - titular na Faculdade de Educação,em 1979, professor livre-docente no IFCH. Foi eleito representante dos professores titulares junto ao Conselho Universitário, no período de 1980 a 1985, Diretor da Assessoria de Relações Internacionais de 1985 a 1988 e Diretor da Assessoria Especial para Assuntos de Ensino de 1983 a 1985. Na década de 80 torna-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise. Em 1988, foi professor-visitante na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Na literatura e a poesia encontrou a alegria que o manteve vivo nas horas más que passou. Algumas pessoas tornaram-se autor de inúmeros livros dele. Após se aposentar tornou-se proprietário de um restaurante na cidade de Campinas, onde deu vazão a seu amor pela cozinha. No local tinha tambem cursos sobre cinema, pintura e literatura, além de música ao vivo. Ele Recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura. E faleceu em 19 de julho de 2014, em Campinas, por falência múltipla de órgãos. O corpo foi velado no plenário da Câmara Municipal de Campinas, no interior paulista, cidade onde o escritor mineiro morava. Como pedido, seu corpo foi cremado, e as cinzas espalhadas sob um ipê amarelo.

2) Qual a contribuição de Nietzsche para a filosofia.

Uma filosofia construída a partir de aforismos e frases lapidares e que podia ser compreendida por todos. Esse foi o feito de Nietzsche que transformou a filosofia em algo tão perigoso a partir dele. Com um pensamento desenvolvido em diferentes direções, mas em geral coerente, ele não constrói sua filosofia de forma metódica.

A principal contribuição filosófica de Nietzsche é o conceito da “vontade de potência”. Baseado nas ideias de Schopenhaeur e dos gregos antigos, ele concluiu que a humanidade é impelida por um desejo de potência que se modifica ao longo dos séculos.

Outro conceito desenvolvido por Nietzsche é o do super-homem. Representado pela figura de Zaratustra, ele prega a destruição dos valores cristãos. Num mundo sem Deus, cada indivíduo deve forjar seus próprios valores com total liberdade, já que seus atos não estarão sujeitos a qualquer sanção divina ou de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com