TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: ***CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR***

Por:   •  18/11/2020  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                     ATIVIDADE COMPLEMENTAR

PALESTRA VIA INTERNET: MARX E A HISTÓRIA | Jorge Grespan | Marx e os marxismos 

HISTÓRIA

RODRIGO MONGE DA SILVA

RA: 2027417

POLO ARTUR ALVIM

2020

Palestra

Tema: Karl Marx e a história

Palestrante: Jorge Grespan, Professor livre-docente do departamento de História da FFLCH-USP

Duração: 2:30 horas

Sobre a Palestra

A palestra foi apresentada pelo Professor livre-docente do departamento de História da FFLCH-USP, Jorge Grespan, cujo o tema foi Karl Marx e a história, que visa abordar as diversas contribuições teóricas de Karl Marx e Friedrich Engels para a história, as obras como ‘A Ideologia Alemã” “O Capital” e “O Manifesto Comunista” foram usadas como base para a palestra efetuada pela Tv Boitempo no sindicato dos bancários em São Paulo e transmitida pela internet na plataforma online do Youtube.

Desenvolvimento

Durante a palestra foram levantados tópicos a serem discutidos sobre a visão de Marx como: o domínio de ideias por parte das classe dominante, os meios de produção de mídia pertencentes a classes dominantes como forma de manipulação, a história sobre a perspectivado do homem comum e não mais das figuras de poder, o antagonismo entre proletariado e a burguesia, e a história da humanidade existente sendo a história das luta de classe. Durante a palestra é possível perceber que os pensamentos de Marx o leva a crer que toda a história da humanidade é também a história das lutas de classe, que poderíamos definir como dominadas e dominantes, independente do sistema a qual ela vivia.

 Foi no contexto das revoluções industriais e nas condições de trabalho dos operários em que Marx baseou suas ideias e toda sua filosofia já que era esse o contexto de sua época. A teoria de Marx acreditava que, a burguesia havia feito da dignidade de vida uma simples moeda de troca, Marx acreditava que o sistema gerava uma pobreza naturalmente entre a classe operária e que era necessário uma revolução total enquanto existissem as classes. Durante a palestra é discutida a extrema importância de Friedrich Engels nas obras de Marx, do qual compartilhava de uma mesma filosofia e juntos foram

responsável pelas obras como, O Manifesto Comunista, A Ideologia Alemã, e O Capital. O ingresso de Marx e Engels na liga dos justos mais tarde Liga Comunista, foi responsável pela publicação do Manifesto Comunista, cujo até os dias de hoje é um dos livros mais lidos pela humanidade e considerado um fator histórico. A Palestra tem encerramento com questionamento sobre a filosofia de Marx e Engels na sociedade atual, mesmo com uma mudança brusca no sistema capitalista e nas formas de produções as questões levantadas por Marx e Engels ainda são atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (346.1 Kb)   docx (727.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com