TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRATICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA EM HISTORIA

EDUCAÇÃO? O QUE É EDUCAÇÃO:

REFLEXÕES

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. REFLEXÕES 3

2.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O INDIO 3

2.2 O FAX DE NIRSO 3

2.3 A HISTÓRIA DO CHAPEUZINHO VERMELHO (VERSÃO DO LOBO) 3

2.4 UMA PESCARIA INESQUECIVEL 4

2.5 A FOLHA AMASSADA 4

2.6 A LIÇÃO DAS GANSAS 4

2.7 ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA 5

2.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO 5

2.9 FAÇA PARTE DOS 5% 5

2.10 O HOMEM E O MUNDO 5

2.11 PROFESSORES REFLEXIVOS 6

2.12 UM SONHO IMPOSSIVEL 6

2.13 PIPOCAS DA VIDA 6

3 CONCLUSÃO 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo elaborar relatórios das reflexões sobre a educação referente aos textos: Educação? Educações: aprender com o índio, O fax de Nirso, A história do chapeuzinho vermelho (na versão do lobo), A pescaria inesquecível, A folha amassada, A lição das gansas, Assembleia na carpintaria, Colheres de cabo comprido, Faça parte dos 5%, O homem e o mundo, Professores reflexivos, Um sonho impossível, Pipocas da vida.

REFLEXÕES

2.1 - Educação? Educações: aprender com o índio.

O saber é adquirido em todos os lugares e momentos de nossas vidas. A educação acontece de maneira formal e informal. No qual, sofremos com costumes, hábitos e regras a serem vivenciadas conforme a estrutura de cada povo. Aprender com as diferenças e manusear esse conhecimento para experiências futuras, com a intenção de melhorar o próprio aspecto intelectual e consequentemente tornamos cidadãos conscientes na evolução do saber. A educação é a construção social do ser. Em cada local algo mais para acrescentar e compartilhar faz parte da existência humana.

2.2 - O Fax do Nirso

As aptidões que cada pessoa tem, para realizar alguma tarefa em especial deve ser valorizada. Faz parte do sucesso profissional do individuo. Quanto a educação formal, essa pode ser desenvolvimento, principalmente quando a empresa oferece oportunidade incentivando o aperfeiçoamento dos seus funcionários.

2.3 - A história do chapeuzinho vermelho ( na versão do lobo)

Toda história tem no mínimo dois lados. E para ser um bom educador deve-se orientar os alunos e analisar as questões sobre vários ângulos; estimulando-os as novas descobertas. Antes de se tomar partido a favor de uma situação, devemos sempre prestar atenção nas versões do mesmo fato, porque a verdade pode mudar conforme analisamos seu contexto. Como professor não devemos tirar o direito do aluno de concordar ou discordar das matérias e seus conteúdos apresentados em sala de aula.

2.4 - A pescaria inesquecível

A boa educação começa nos primeiros passos do ser humano. A ética ensina o individuo agir com retidão de caráter, respeito por si e ao próximo. A história nos mostra que é possível fazer a coisa certa em qualquer situação. Na formação acadêmica deveria ser matéria obrigatória desde os primeiros anos, assim como ensinar as primeiras letras. Fortalecendo a personalidade da criança nas diretrizes concretas da vida.

2.5 - A folha amassada

Magoar alguém através de nossos impulsos coléricos momentâneos acarreta graves consequências, para quem foi agredido verbalmente. Principalmente quando do outro lado encontra-se uma criança ou adolescente a ser educado. Isso pode desestimular o aprendizado, dificultando um bom relacionamento entre professor e aluno. Com certeza, a paciência em continuar um trabalho apesar de suas dificuldades ainda é o melhor método.

2.6 - A lição dos gansos

A história nos mostra a importância do trabalho em equipe. Quando professor, alunos, escola e comunidade se dedicam a realizar uma tarefa. Fica mais fácil de resolver os problemas, encontrar alternativas para melhorar o aprendizado dos educandos. Além de favorecer a troca de conhecimento no cumprimento dos objetivos. Vivemos em grupos, desde infância, é uma forma de construir coletivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com