TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Por:   •  28/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:lD)

Postagem 1: Atividade 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Luciana Araujo Vaz Santos – RA 1227161

Polo Tucuruvi/ SÃO PAULO - SP

2015


SUMÁRIO

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
  1. Educação? Educações: aprender com o índio ..................................        03
  2. O fax do Nirso. ...................................................................................        03
  3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do Lobo)...............        03
  4. Uma pescaria inesquecível.................................................................        04
  5. A Folha Amassada ............................................................................        04
  6. A Lição dos Gansos............................................................................05
  7. Assembleia na Carpintaria................................................................. 05
  8. Colheres de Cabo Comprido...............................................................05
  9. Faça parte dos 5%...............................................................................05
  10. O Homem e o Mundo..........................................................................06
  11. Professores Reflexivos........................................................................06
  12. Um Sonho Impossível?.......................................................................        06
  13. Pipocas da Vida...................................................................................07

2. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................08


  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

O texto nos leva a refletir sobre o papel da educação na vida das pessoas de diferentes culturas. Não temos o direito de achar que nosso modelo de educação é melhor do que a educação dos índios. Este pensamento pode ser resumido na frase: “não há uma forma única nem um único modelo de educação”. O texto demonstra claramente as diferentes maneiras de se aprender, cada qual com a sua necessidade e identidade. Ao analisar ambas são importantíssimas e ao mesmo tempo supérfluas uma para a outra, pois o índio é capaz de viver em seu universo, no caso a tribo, sem precisar saber aritmética (por exemplo), assim como nós, moradores de grandes cidades, não precisamos saber caçar.  A educação está atrelada a qualquer tipo de situação, pois não há como “fugir” do aprender! Desde a leitura de um livro até a de um cartaz exposto no comércio é possível aprender. Ninguém escapa da educação. A visão do índio está certa, assim como a visão do homem na ocasião do texto e nos dias atuais. A gentileza com que o índio respondeu ao convite mostra que nem sempre a falta de educação escolar isenta uma pessoa do saber, do conhecimento.

1.2 O FAX DO NIRSO

O segundo texto nos remete a um problema cotidiano, mas não é correto afirmar que a educação escolar esteja perdendo espaço. Não teríamos fatos concretos para tal afirmação, porém há fortes indícios da falta de incentivo, principalmente tratando-se de funcionário já adulto e que traz resultado para a empresa, até mesmo sem o ensino médio. Os comerciantes normalmente não se importam com a formação acadêmica se tem um bom funcionário, que traz faturamento e consequentemente lucros para o seu negócio. Atualmente, o que deixa essa situação ainda mais crítica é economia do País, deixando cada vez mais o empresário negligente, exigindo cada vez mais de seus funcionários que deixam de ter oportunidade de crescer por ter retorno financeiro sem precisar do estudo. No entanto, em determinados contextos, é necessário ter cautela com o uso do idioma, pois um erro pode ocasionar enganos que podem prejudicar os resultados da empresa. O que está em questão, não é a educação formal (escolar), ou a educação informal, mas a capacidade e necessidade de nos comunicar com clareza.

1.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO LOBO)

Este texto nos mostra que não há uma verdade absoluta. Na verdade, há sempre um outro lado, pois cada pessoa interpreta as situações de acordo com seu ponto de vista. O papel do professor é apresentar os fatos e levar os alunos a refletir sobre vários aspectos do mesmo tópico. O aluno deve ter a liberdade de expressar sua opinião. A única verdade absoluta é o criador de todas as coisas, fora isso tudo é transformado com o tempo em meio a isso, muitos acham que a educação é algo absoluto impor o absoluto a educação é erro na certa. A docência deve ter uma base, porém não deve tirar o direito de opção dos alunos, de concordar ou discordar de fatos que são apresentados em sala de aula. O professor precisa ter conhecimento para ensinar seus alunos despertando o interesse ao debate, abrindo um leque de possibilidade, porém não deixando de ENSINAR.

1.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

Ética é a concepção ideológica de um indivíduo, o bom senso, relacionado ao seu contexto individual ou social. O que se observa na educação brasileira, em especial nas públicas, é o esgotamento dos valores éticos entre aqueles que compõem o ambiente socioeducativo. A falta de diálogo, a intolerância e a desunião são fatores que assolam a consolidação de um processo de aprendizagem eficaz. É preciso ter ética para entender o conjunto, poder compreender os alunos de forma individual e não generalizada. Este texto nos mostra a importância da educação que os pais dão a seus filhos. Quando as crianças começam a educação formal (por volta dos 6 anos de idade), seus conceitos de certo e errado já devem estar formados. A escola pode complementar alguns valores, mas a base deve ser dada pela família; tanto por princípio, como por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com