TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA: CULTIVO DE PLANTAS AUTOSSUSTENTÁVEIS EM VASOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS

Por:   •  2/9/2018  •  Monografia  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO CIENTISTAS EM AÇAO

RELATÓRIO DE PESQUISA

CULTIVO DE PLANTAS AUTOSSUSTENTÁVEIS

EM VASOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS

                             GRUPO: DRIELLE OLIVEIRA NETO

                                           JÚLIA DE MEDEIROS BARROS

                                           MARIA EDUARDA RAMOS DE BRITTO

                                           CARLOS HANG SANTANA JÚNIOR

ANO 2018

Sumário

Resumo do Projeto  .................................................................................  3

Introdução  ..............................................................................................  4

Objetivos e Relevância do trabalho  ..........................................................  5

Desenvolvimento do Projeto  ....................................................................  6

Resultados e Conclusões  ........................................................................  8

Referências Bibliográficas  .......................................................................  9

Anexos  ................................................................................................... 10

Resumo do Projeto

Introdução

O grupo resolveu demonstrar de forma prática e estimulante, meios de plantio e cultivo de diversas plantas, de maneira sustentável, ou seja, utilizando como vasos a reciclagem de garrafas pet, tão poluidoras do meio ambiente hoje em dia, e fáceis de serem encontradas em qualquer lugar, de modo de que também não virem focos de reprodução de mosquitos e outros insetos, principalmente o “aedes aegypti”, o mosquito da dengue, tão perigoso e danoso para a população.

Desse modo, as alunas deste grupo também estão desenvolvendo diferentes plantas, com variadas finalidades, inclusive comestíveis, o que enseja a estimulação da criação de um jardim vertical em qualquer ambiente, por menor que ele seja demonstrando que é possível sim cultivar plantas e de forma auto-sustentável.

A questão do auto-sustentável está no fato de que estes vasos feitos de garrafas pet, descartáveis e encontradas em todo lugar, possuem sistema de auto-regação, por meio da capilaridade, que permite a irrigação das raízes e a alimentação das plantas, sem que para tanto, a água acumulada permita a colocação de ovos de mosquitos e desenvolvimento dos mesmos.

O objetivo principal do grupo é trazer esclarecimento sobre esta forma de cultivo auto-sustentável, e também a importância da reciclagem aliada a este cultivo, o que por si só formam uma estratégia importante para qualidade de vida junto ao meio ambiente.

Objetivo e relevância do trabalho

Como já mencionado, o objetivo é chamar a atenção para a questão da sustentabilidade, utilização de materiais recicláveis e preservação da natureza, além do cultivo de plantas variadas em quaisquer espaços.

Esta experiência será inspiradora e gratificante ao grupo que contribuir com o meio ambiente de várias formas, dando exemplos, demonstrando que respeitando o meio ambiente, este o respeitará também.

Pensando na natureza e na qualidade de vida, percebemos que uma horta sustentável além de ser extremamente prazeroso o seu manuseio, também é uma alternativa para quem quer estar perto da natureza, cuidar da mente (nos deixa muito calmos) e do corpo, pois não utilizamos agrotóxicos e por isso é muito mais saudável. Isso sem levar em conta a economia que fazemos por cultivar algo sem ter a necessidade de comprar e estar sempre fresquinho e sempre a mão.

 

Desenvolvimento do Projeto

Inicialmente, o grupo identificou qual assunto desenvolveria.

Tendo chegado ao senso comum, decidiram de que forma desenvolveriam suas idéias, e assim foram realizadas pesquisas para descobrir os tipos de plantas que poderiam ser cultivados, quais recipientes seriam mais propícios e indicados, onde encontrá-los, e como cultivá-los, tendo em vista suas características individuais e o clima da cidade.

O projeto se iniciou no dia 09 de junho de 2018 com o plantio das primeiras mudas: lavanda, hortelã, manjericão, morango, pimenta, coentro, etc.

Foram utilizadas garrafas pet de 1,5 a 2 litros, que foram cortadas de forma a parte de cima com tampa encaixa na parte de baixo, com a tampa fechada e um furo no meio, por ele passando um fio de lã, em que parte está dentro da terra com as raízes e outra parte dentro da água armazenada na parte debaixo do vaso, utilizando-se do sistema de capilaridade para manter a terra sempre úmida.

As partes das garrafas foram reutilizadas e estão bem encaixadas, o que impossibilita que qualquer inseto entre na água armazenada, bem como coloque seus ovos e se reproduza, razão de ser auto-sustentável e ecologicamente correto.

As observações ocorreram toda semana, às sextas-feiras, sendo que cada integrante do grupo optou por plantar mudas de diversos tipos de plantas, conforme disponibilidade de local de colocação das plantas, da luz, umidade e ventilação a que foram expostas.

Destas observações foram relatados:

  1. As primeiras mudas de lavanda, suculenta, alecrim, cebolinha, coentro e cheiro-verde que foram plantadas em 09 de junho, as de lavanda, sobreviveram por quatro semanas (dias) em razão da exposição de (sol, pouca luz, muita ou pouca umidade).                                                                        
  2. Também as mudas de lavanda, manjericão roxo e coentro, ainda que tivessem oscilação de local de armazenamento, primeiro com luz indireta e depois com luz direta, também não sobreviveram mais de quatro semanas.
  3. Outrossim,as mudas de morango, pimenta e hortelã se desenvolveram muito bem, gerando outras mudas, ainda que tendo a mesma condição de local, luz, umidade e água que as outras.
  4. A muda de morango frutificou duas vezes, com quatro semanas de plantio, resultando em quatro morangos doces e saborosos e ainda continua com florada o que indica nascerem novos frutos.
  5. Todas as mudas que morreram foram substituídas por novas que estão sendo tratada de forma diferenciada das primeiras, como experimentação de novos locais, luz, umidade, ventilação e estão resistindo há quatro semanas.
  6. Há também mudas de suculentas que por não exigirem muita água, nem umidade, somente luz indireta, estão se desenvolvendo muito bem em ambiente interno de casa desde o plantio inicial em 09 de junho.

Resultados

Por enquanto, observou-se o bom desenvolvimento da maioria das plantas, exceto daquelas acima relatadas que não sobreviveram em razão do local em que foram colocadas, por conseqüência de muita luminosidade e sol direto em algumas, e outras por pegarem muito vento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com