TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II ENSINO MÉDIO

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        ANALISE DO PLANEJAMENTO ANUAL        9

3        ATIVIDADE COM O TEMA CONTEMPORÂNEO        10

4        CONHECENDO O PROCESSO DE GESTÃO …………………………………..11

6    METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

RELATÓRIO DO ESTÁGIO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

INTRODUÇÃO

Neste primeiro semestre ocorreu o estágio curricular obrigatório Il – Ensino Médio, este estágio foi no modelo ajustado a pandemia Covid-19, nos quais houve diversas finalidades: perceber a representação do profissional que auxilia os alunos dos anos finais do ensino fundamental; compreender a descrição interpessoal inter os profissionais do colégio; assimilar a relevância de organizar, averiguar e pensar simultaneamente em conjunto com a time pedagógico e administrativo  para argumentar  atividades propostas que anseia efeito eficaz; experimentar a valia dos documentos normativos da entidade e da educação.

Ademais esse estágio foi de extremo destaque para o acadêmico de licenciatura em História, por favorecer assuntos atuais como apresentação contemporâneos transversais e sistema ativos. Por fim o estágio não foi concretizado de modo prático conveniente a pandemia do Covid-19, para a efetivação dele, foram assegurados leituras, vídeos e questões, sobre conteúdos relevantes para conhecimento e aprendizado do profissional da educação nos anos finais do Ensino Médio.

De acordo com a indicação para a realização deste estágio, após efetuar todas as leituras e acompanhar os vídeos foi preciso seguir o plano de trabalho em conformidade com a ordem didática prescrita. Desta maneira foi possível entender e saber a execução do professor do Ensino Médio e os fatores educacionais que integram na corporação de ensino; área e atmosfera escolar, através dessas teses vivenciadas no decorrer do curso de segunda licenciatura em História, nesse ínterim como resultado proporcionará na formação de um profissional qualificado para o mercado no âmbito social.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A pesquisa teve o objetivo de apreender a inserção das TICs (Tecnologia de informação e comunicação) no ensino público básico (São Paulo), principalmente no ensino em História. Foi elaborado um contexto histórico do amparo com os usos das tecnologias nas redes de ensino. Para realizar essa pesquisa contou com a colaboração dos universitários do quarto ano do curso de História da Unesp-Franca, essa cidade foi onde foram coletados os dados dessas pesquisas. As tecnologias hoje são ferramentas importantes na vida dos sujeitos, de tal sorte que conforme viemos balizando, a exclusão digital tem forte impacto na inserção social.

Os recursos tecnológicos para o ensino de História nas aulas de educação básica, esses recursos são benefiados e apoiados/defendidos pela Secretaria de Educação do Estado São Paulo. A prática de ensino ainda é enfatizada pelo livro didático e o professor. SILVA (et al.015). É possível encontrar, navegando pela internet, acervos digitais com digitalização de documentos históricos, disponível para consulta online. Existem muitos recursos que contribuem para o ensino em História: vídeos, filmes, artigos, obras de artes, artigos dentre outros. A educação tem que repensar seus métodos curriculares e preparar os professores para usufruir das novas tecnologias de informações e comunicações e incentivar o uso e dá todo o suporte necessário desde a base com capacitações.

Com a pandemia geranda pelo vírus da Covid-19, o ensino/aprendizagem de modo geral foram adotadas aulas síncronas, uma questão que causou alguns transtornos na área dos docentes, eles tiveram que se reinventar encontrou um aliado e problema ao mesmo tempo a tecnologia, pois muitos não sabiam lhe dá com esses recursos, mas apesar fizeram um show em todos os aspectos, principalmente na criatividade. Isso demonstra que são necessários o uso e a capacitação com os Tecnologia de informação e comunicação.

De acordo com a pesquisa, busca tratar a inserção dos TICs –tecnologia da informação e comunicação no trabalho didático docente, usando a tecnologia como recurso, em especificamente nas aulas de história, pois essas aulas sempre tiveram apenas os livros didático e a oralidade como recursos. Os meios tecnológicos podem contribuir para uma aula mais atraente e prazerosa, desde que sejam utilizados corretamente. Ademais, o acesso à informação e ao conhecimento, hoje, está extremamente relacionado ao acesso às novas tecnologias, desse modo, “mecanismos que filtram ou restringem o acesso à informação” se configuram como “uma violação do direito universal” de comunicação e de acesso à educação. Nesse sentido, torna-se crucial constituir políticas públicas que efetivamente garantam o acesso digital de forma equitativa (BURUNI, 2005).  

 


  1. ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ANUAL

O planejamento anual é organizado pela equipe pedagógica, o foco é passar informações aos pais sobre os alunos (filhos) dos aspectos: psicológico e físico.

O planejamento escolar tem a missão de apontar o que a escola aguarda do pedagogo e turma ao final do ciclo de ensino anual. Ademais, o planejamento anual contém os regulamentos que poderão ser utilizados e que contém as metas e os objetivos da escola. Segundo Ferreira, afirma: "planejar é uma ação humana. Mas é preciso planejar para instalar alcançar as metas almejada". Por fim, Libâneo e Vasconcellos afirmam que: "O planejamento abrange pesquisas, pois esboçar não é apenas especificar conteúdos e atividades, ou seja, planejar envolve pesquisas e a edificação de argumentos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (167.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com