TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  10.230 Palavras (41 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

DÉBORA MICHELON

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 4]

[pic 5]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Juliana Cantelli

Tutor de Sala: Silvia Sivinsk

Passo Fundo

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        8

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................11

INTRODUÇÃO

No presente trabalho serão relatados sobre as caracterizações do campo do estágio, os diários de observação de campo, entrevista com o professor regente, os planos de aula para regência e os diários da regência, fazendo parte também desse trabalho a fundamentação teórica e as considerações finais, sendo desta forma um trabalho totalizando 150 horas, sendo que em escola foram realizadas 76 horas.

As observações citadas anteriormente foram feitas na escola EMEF Padre Raimundo Damin, situada na cidade de Água Santa RS, foram realizados e relatados neste documento seis dias de observação, com duração de 4 horas cada uma, seis regências, também com duração de 4 horas cada.

Para a Análise do Projeto Político Pedagógico, foram respondidas quentões sobre a escola, tais como: Os documentos que norteiam e embasam o mesmo, caracterizar quais profissionais que atuam na escola, no que se refere a avaliação, entre outras que estão descritas em forma de texto na parte da analise do Projeto Político Pedagógico.

Nas observações em sala de aula, foram elaborados seis diários, aonde foram descritos o cotidiano dos alunos, quais os conteúdos que os mesmos estavam estudando, os quais eram alfabetização, contas, material dourado, foram observadas também, o relacionamento entre professor-aluno e aluno-professor, as formas como a professora regente trabalhava, tanto em grupos como individuais, também foi relatado no primeiro diário de campo, como era o corpo da sala de aula, e o que havia nele.

Após os diários de observação, foram realizados seis planos de aula para a regência, aonde neles se encontram o tema, objetivo, metodologia, recursos e avaliação, cada conteúdo posto nos planos de aula, foram realizados com a consulta da professora regente da turma e através do que foi observado em sala de aula, o tema trabalhado foi a Alfabetização, sugerido pela mesma, pois desta forma continuaria introduzindo o que eles já estavam trabalhando, não prejudicando os mesmos.

Em cada regência realizada foram elaborados, seis diários da mesma, contando como foi o cotidiano em sala, com os alunos, como os mesmos foram organizados, quais trabalhos foram realizados com os mesmos, quais m e no final de cada diário, foi citado se os objetivos perante as aulas daquele dia foram alcançados ou não.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Rimundo Damin, está situada na rua, Achyles Panisson, número 738, na cidade de Água Santa, RS.

Perante as concepções de sociedade, educação e de sujeito a serem formadas descritas no Projeto Político Pedagógico da escola, busca-se uma unidade de trabalho aonde todos os professores, seguem a mesma dimensão teórica e prática, imprimindo-lhe características próprias do contexto social, com a execução da proposta, a escola passa a ter sua autonomia na sociedade, pois é um documento público que orienta a escola, professores, alunos, pais e comunidade sendo que é um direito de todo cidadão, saber como a escola trabalha, estabelecendo uma forma de relação permanente com seus membros, superando a tradição de uma escola fechada em si mesma, desligada de sua realidade, fragmentada no seu ensino, na qual o professor trabalha sozinho, não ocorrendo unidade escolar, aonde se segue modelos e não se sabe o que quer e aonde vai chegar, quer-se uma escola aonde a educação se mistura com toda vida social, pois, escola já mais poderá estar isolada do contexto, fechada em quatro paredes.

Pensa-se em uma escola democrática, na qual prepare para a vida, e que se propõem para educar a geração de jovens em princípios sólidos, com base na razão e conhecimentos concretos e na ética e moralidade. Uma educação sem preconceitos, baseadas nos fatos e fenômenos naturais, na observação e consciência critica.  O documento possui uma dimensão política e pedagógica, baseada numa educação para a cidadania, para o projeto viver em sociedade, fazendo da escola um espaço de formação de mundo de homem e de sociedade.

O conceito de inclusão social relaciona-se ao processo de todos aos benefícios que a sociedade puder oferecer, e esta se baseia no respeito as diferenças, no exercício da cidadania e na dignidade humana. Sendo assim, inclusão social, refere-se a questão como igualdade de acesso e bens, tecnologias, informações e serviços existentes na sociedade, bem como valorização das expressões culturais das comunidades, liberdade de credo religioso, respeito as diversidades de raças, gêneros e orientação sexual. Portanto, salienta-se que é a partir do princípio do respeito á diversidade que se firma o conceito de inclusão social.

A escola possui um quadro de professores suficiente para o atendimento das necessidades da escola o que se refere à sala de aula. Estes possuem formação na sua área de atuação, a mesma conta também com um grupo de monitoras para o atendimento da Educação Infantil, e outras necessidades, especialmente no atendimento da educação especial, dispõem de um quadro de serventes e merendeiras suficiente para o atendimento dos serviços de limpeza e organização da merenda, todas contratadas anualmente. Compõe o quadro de profissionais que trabalham na educação, uma nutricionista que organiza a merenda escolar em seu cardápio, bem como organiza e desenvolve formação para as profissionais que atuam na limpeza e na merenda da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.3 Kb)   pdf (367.1 Kb)   docx (278 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com