TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 2019

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.206 Palavras (29 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

CLAUDENI SPINDOLA NEVES DE LEMOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 4]

[pic 5]

CLAUDENI SPINDOLA NEVES DE LEMOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Maria Madalena Peres Sanches

Tutor de Sala: Zeneide Matias de Oliveira

Supervisor de Campo: Marlene Cogo

Guarantã do Norte/MT

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

ANALISE DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO - PPP        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        8

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        11

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        13

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        18

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS        29

 

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades observadas e realizadas durante o estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta, onde foi realizado o acompanhamento de aulas no periodo matutino, dentre os dias 26 de agosto a 20 de setembro  de 2019, em todos os anos do Ensino Fundamental I, sendo a regência realizada no 4º ano.

O Estágio contribui diretamente na formação dos educadores, refletindo a sua pratica na busca de novas experiencias dentro do processo de ensino aprendizagem. Desta forma, o estágio supervisionado é muito mais que um cumprimenento as exigencias academicas, sendo uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal que deve ser valorizada pelo acadêmico, de forma prazerosa e competente, pois trata de uma profissão importante para a sociedade.

É portanto, o Estágio, uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência - fazer bem o que lhe compete. (ANDRADE, 2005, p. 2).

Torna-se evidente que, na realidade escolar, é preciso ter consciencia sobre a importancia de conhecer os educandos, os matériais disponiveis, a rotina escolar e a interação. Há uma ampla necessidade de conhecer o curriculo escolar da escola e suas especificidades, para desenvolver um trabalho que transforme os alunos, promovendo a aprendizagem de maneira concreta.

(...) ao contrário do que se pensa, o profissional deve realizar estudos aprofundados em uma área específica do conhecimento e, paralelamente, contemplar as reflexões sobre o ensino-aprendizagem dos conceitos mais fundamentais dessa área. (PEREIRA, 1999: p. 117).

ANALISE DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO - PPP

O estágio se desenvolveu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta, possui 314 alunos matriculados, nos períodos matutino – 7h às 11h e vespertino – 13h às 17h. A escola oferece a Educação Infantil -  Pré escola – Pré I e II e o Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano, desta forma atende alunos de 04 a 14 anos situada em Guarantã do Norte/ MT, na rua São Paulo, nº 800, no bairro Santa Marta.

A escola, anseia por uma sociedade ativa, pois aprender necessita de motivação e vinculo para atrelar conhecimento e experiencia já vivida. Na educação considera o que é util e significativo para uma inserção na vida social, onde vê-se o sujeito como ponto principal do processo educacional.

Os documentos que norteiam o Projeto Politico Pedagógico da escola são a Lei de Diretrizes e Bases - LDB lei 9394/96, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, marcos situacional, conceitual e operacional. Os profissionais que atuam na escola são:

Quant.

Função

Atribuições

Formação

01

Diretor Escolar

Direção da escola

Graduação e Pós Graduação

01

Coordenador Pedagógico

Coordena as ações pedagógicas

Graduação e Pós Graduação

01

Secretario Escolar

Atividades da secretaria escolar

Graduação em Secretaria Escolar

19

Professores

Atividades Pedagógicas

Graduação e Pós Graduação

01

Articulador

Atividades de acompanhamento e nivelamento pedagógico

Graduação e Pós Graduação

01

Agente de vigilancia e manutenção

Atividades de proteção ao patrimonio municipal

Ensino Médio Completo

03

Agente de serviços gerais

Atividades de limpeza e conservação do ambiente da escolar

Ensino Médio Completo

02

Estágiários

Estágio em Pedagogia

Ensino superior incompleto.

O corpo escolar entende que os alunos com necessidades especiais tem suas limitações, mas conseguem desenvolver atividades diferenciadas. Pois cada um tem um nivel de desenvolvimento, esse motivo é o que trava muitas vezes o trabalho do docente, pois os alunos “ditos” normais tambem inseridos no sistema educacional, da mesma maneira, possuem niveis de desenvolvimento diferenciados. Diante disso, a instituição percebe os diversos instrumentos avaliativos, como uma ferramenta que viabiliza um numero maior de informações sobre o trabalho docente e o processo de aprendizagem, portanto o ensino é continuo e reflexivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.5 Kb)   pdf (333.2 Kb)   docx (107.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com