TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RENASCIMENTO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES, NOVAS TECNOLOGIAS E AVANÇO DAS CIÊNCIAS

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 10

RENASCIMENTO: AS GRANDES NAVEGAÇÕES, NOVAS TECNOLOGIAS E AVANÇO DAS CIÊNCIAS

Nome do orientador[1]

Nome do acadêmico [2][3]

RESUMO

Durante o Renascimento podemos observar que não só houve avanços na área de novas artes, mas também na área relacionada do homem e a natureza ou seja a ciência. E de fato uma quantidade considerável de nomes importantes dessa época esteve envolvidos com o homem e a natureza. Assim podemos ver que de fato esse período foi marcado por um ‘’renascimento científico ’’.  campos conhecidos hoje em dia em um mundo pós moderno a Física, Matemática, Astronomia e a Medicina.Grandes nomes envolvidos a esse tema são: Nicolau Copérnico com seus estudos astronômicos como a descoberta que enfrentava a teoria da igreja que o sol girava em torno da terra e sim que a terra girava em torno do sol o ‘’Heliocêntrismo’’. Galileu Galilei importante físico matemático e astrônomo o qual comprovou a teoria Heliocêntrica e criou a primeira luneta da época. Leonardo da Vinci mais conhecido pelas suas obras de arte, porém ajudou em avanços da engenharia e matemática. As ciências naturais também progrediram, na medicina descobriram o funcionamento da circulação sanguínea. Ambroise defendeu a ligação entre as artérias em vez da cauterização. Em geral podemos concluir que os cientistas dessa época faziam suas pesquisas e descobertas em busca de novos meios de conhecimento, essa nova atitude com relação ao mundo estabelecia um grande marco na produção do saber. Afinal, através da razão, os homens desse tempo rompiam com o monopólio de conhecimento exercido pela Igreja ao longo da Idade Média.

Palavras-chave: Avanços. Ciência. Razão.

ABSTRACT
During the Renaissance we can see that not only has there been advances in new arts district but also in the related field of man and nature that is science. And in fact a considerable amount of important names of that time was involved with man and nature. So we can see that indeed this period was marked by a '' scientific renaissance '' .Where known fields today in a post modern world physics, mathematics, astronomy and Medicina.Grandes names involved in this theme are: Nicolaus Copernicus with its astronomical studies as the discovery that faced the church theory that the sun revolved around the earth but the earth revolved around the sun '' heliocentrism ''. Galileo Galilei important mathematical physicist and astronomer who proved the Heliocentric theory and created the first telescope of the time. Leonardo da Vinci best known for his works of art but helped by advances in engineering and natural sciences matemática.As also progressed, medicine discovered the functioning of blood circulation. Ambroise defended the connection between the arteries cauterization. In general we can conclude that the scientists of that time did their research and discoveries in the search for new means of knowledge, this new attitude toward the world established a major milestone in the production of knowledge. After all, through reason, men of that time broke the monopoly of knowledge exercised by the Church throughout the Middle Ages.

Keywords: Advances. Science. Reason.

1- INTRODUÇÃO

O trabalho fala sobre o Renascimento, tendo como subtemas as grandes navegações, novas tecnologias e avanços da ciência.

São objetivos deste trabalho relacionar o Renascimento com as conquistas marítimas dos séculos XV e XVI, compreender que o Renascimento é uma abertura para novas formas de pensamento e caracterizar a oposição entre as culturas humanista e religiosa.

Está organizado em três capítulos. No capítulo um será abordado o renascimento e as grandes navegações: período que os europeus, principalmente os portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. No capítulo dois será abordado os avanços da ciência durante o renascimento: neste período a razão passou a ser um dos principais objetivos daqueles que pretendiam desvendar os grandes mistérios do mundo físico. Mesmo tendo a forte oposição da Igreja, muitos cientistas buscaram métodos de produção de conhecimento através da experimentação, observação e comprovação. No capítulo três será abordado as novas tecnologias descobertas no Renascimento: período em que vários campos do conhecimento como a astronomia, a matemática, a física e a medicina avançaram.

2- AVANÇOS CIENTÍFICOS E SOCIAIS DURANTE O RENASCIMENTO

Esta importante etapa histórica, conhecida como Renascimento, propõe um retorno à antiguidade, representando uma profunda ruptura com um modo de vida mergulhado nas sombras do fanatismo religioso da Idade Média, para então despertar em uma esfera materialista e antropocêntrica. Agora o centro de tudo se deslocava do Divino para o Humano.

O Renascimento marca o início da Idade Moderna. O desenvolvimento comercial e a agitada atividade cultural no Ocidente, sobretudo, no século XV, faz surgir o movimento intelectual centrado no Homem. Essa mudança de mentalidade pode ser percebida nos humanistas, os quais buscaram na Antiguidade recuperar a cultura greco-romana, a qual representava - para eles - o ideário perfeito de civilização. (GIOVANAZZI, Maria Cristina Pires Monte, 2014, p. 6 e 7).

O renascimento comercial provocado pelas Cruzadas, a ascensão de uma burguesia forte e a criação dos Estados Nacionais foram fatores decisivos para a expansão marítimo-comercial europeia. A expansão marítima resultou na descoberta de inúmeros novos territórios, como o continente americano, por exemplo. Além disso, pode-se dizer que o pensamento do homem da época se tornou, de certa forma, mais racional.

Com o aumento do comércio, principalmente no Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos e escritores.

Os primeiros humanistas achavam, com uma mistura de orgulho, pasmo e medo, que estavam envolvidos num movimento de importância histórica. Em parte o movimento era um reconhecimento de que algo que parecia vivo na verdade estava morto. Por séculos, príncipes e prelados vinham afirmando dar continuidade ás tradições vivas do mundo clássico e tinham se apropriado, de uma ou outra maneira, dos símbolos e da língua do passado. (GREENBLAT, Stephen, 2012, p. 82). [1]

Na área científica podemos mencionar a invenção da prensa móvel, feita pelo inventor alemão Gutenberg em 1439, revolucionou o sistema de produção de livros no século XV. Com este sistema, que substituiu o método manuscrito, os livros passaram a ser feitos de forma mais rápida e barata. A invenção foi de extrema importância para o aumento da circulação de conhecimentos e ideias no Renascimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (299.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com