TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CHERNOBYL

Por:   •  11/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

FTC – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

DISCENTE: LUANA DE SOUZA ALMEIDA

DOCENTE: LUIZ RICARDO MOURA SOUZA

BIOMEDICINA 5º SEMESTRE

O DESASTRE DE CHERNOBYL

Em 26 de Abril de 1986, aconteceu um dos mais graves acidentes na Usina Nuclear em Chernobyl, na Ucrânia, que matou milhões de pessoas e refletem até os dias atuais.

Os operadores da Usina Nuclear realizaram um teste com o Reator 4, com o objetivo de observar a sua funcionalidade quando utilizado com baixos níveis de energia, burlando as regras de segurança, pois cuja determinação era que fossem feitos os testes de 700 megawatts. O engenheiro responsável pela Usina Anatolu Diatlov ordenou que fosse realizado em 200 megawatts a fim de conservar o resfriamento desse reator, e essa decisão desencadeou a catástrofe da história.

O que não sabiam é que existia uma falha estrutural no Reator 4, e quando utilizado com uma baixa potencia ele se torna instável. Devido a falha ocorrida, a tampa do reator explodiu liberando vapor radiativo para a atmosfera que se espalhou a longas distancias da Europa. O reator entrou em um superaquecimento, gerando uma enorme e explosão que perdurou por 10 dias contaminando e matando grande parte da população.

Dois trabalhadores morreram neste instante e outros 28 faleceram nas semanas subsequentes por envenenamento. Logo após a explosão, 237 pessoas foram diagnosticadas por contaminação por Iodo radioativo, sendo confirmados 134 casos.

Toda a população foi evacuada com 3 dias, e não puderam levar nada, pois tudo estava contaminado. A população da Bielorrússia, Ucrânia e Rússia ficou exposta à radiação e houve centenas de registros de casos de câncer de hipófise. Os primeiros bombeiros, enviados para conter o fogo, foram sem nenhuma proteção e acabaram morrendo também.

Líderes políticos criaram uma operação com o intuído de lançar sacos de areia e chumbo para resfriar e conter a radioatividade, mas mesmo assim a cratera criada continuava com a radiação e se espalhava cada vez mais rápido.

Os materiais de maior e mais perigosa exposição foram o Iodo-131, o gás xénon e o Césio-137 em um montante de 5% de todo o material radioativo de Chernobyl, estimado em 192 toneladas.

Além dos problemas advindos diretamente da exposição ao material radioativo, os pesquisadores também encontraram casos relacionados ao estado mental da população traumatizada pelo acidente.

Após o acidente em 1986, engenheiros construíram o chamado Sarcófago de Chernobyl, que consistia no isolamento por chumbo da turbina 4, onde ocorreu o desastre e em 2011, Chernobyl se transformou em atração turística.

                Vitoria da Conquista BA

27/09/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com