TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faça um breve resumo sobre a sua impressão quanto ao acidente Chernobyl.

Por:   •  17/11/2019  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Faça um breve resumo sobre a sua impressão quanto ao acidente Chernobyl. Tendo como base o que foi assistido em aula.

O acidente nuclear de Chernobyl é a maior catástrofe da história, ele não apenas resultou em várias mortes durante e depois do ocorrido, como também é o responsável por contaminar grande parte do território Ucraniano e arriscar contaminar quase todo território europeu na época. Através do canal televisivo HBO, mais de 30 anos após o acontecimento, o acidente está sendo relembrado através de uma série onde é contado como tudo aconteceu na usina nuclear, desde o que resultou o acidente até as pessoas envolvidas em tentar impedir consequências maiores.

Ao longo do que é apresentado na série, além de fatal é mostrado que o acidente poderia ter sido evitado. Fora isso, mesmo ocorrendo o acidente, o número de mortes e pessoas contaminadas poderia ter sido menor do que realmente foi. Logo, já é visto que os trabalhadores na usina nuclear, a própria usina e o governo que a financiava e gerenciava não estavam preparados para um acidente dessa escala e muito menos então para possuir e suportar uma usina nuclear. As consequências que uma usina nuclear pode ter devem ser consideradas com maior importância e atenção do que as suas vantagens.

Um acidente como esse nunca tinha acontecido até então, assim, ninguém, nem mesmo o próprio governo tinha ideia da escala de perigo que estavam lidando. Apenas 48h após o ocorrido, as autoridades começaram a agir, e pelo monitoramento Sueco (mais de de 1000Km de distância entre a Suécia e Ucrânia) o governo teve ideia da gravidade da situação. O núcleo da usina nuclear de Chernobyl ficou exposto por 10 dias queimando e liberando radiação após isso, vidas já estavam condenadas.

Hoje, mais de 30 anos depois, é possível visitar certas áreas afetadas onde a contaminação não é fatal. A vegetação tomou conta dos espaços urbanos, casas abandonadas mostram como as pessoas foram evacuadas nas pressas deixando tudo pra trás. Porém, mesmo assim, sendo elas visitas hoje, não significa que o risco é zero, as áreas afetadas nunca mais serão as mesmas.

_

Logo, após o que foi apresentado em sala de aula sobre o acidente de Chernobyl, o que me chama atenção é o que pode vir acontecer hoje. Uma série desse tamanho, pode fazer as pessoas relembrarem e se conscientizarem do perigo das Usinas Nucleares. Mesmo tendo as vantagens de gerar energia, os resíduos radioativos que ela deixa é de grande perigo à população e a qualquer um que tenha contato com o perímetro que ela se encontra. 


Hoje o Brasil possui duas usinas nucleares prontas e uma em sua instalação final, totalizando em três usinas nucleares. Seguindo o caminho que o país está indo, considerando também os acidentes que já aconteceram, ambientais até (Brumadinho e Mariana), e que suas consequências nunca poderá ser desfeita, me preocupa se um acidente em uma das usinas nucleares, menor que seja ele, pode resultar no país (tanto na natureza como na população - vidas).

Um país como o Brasil, rico em outros possíveis meios sustentáveis de energia que não são devidamente investidos, é colocado em risco.

Logo, posso concluir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com