TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTA TURISTICA BELEM BRAGANÇA

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UMA VIAGEM PELA ROTA TURISTICA BELÉM-BRAGANÇA: O RESGATE DA NOSSA HISTÓRIA

Bragança/PA

2016

(nome da aluna)

UMA VIAGEM PELA ROTA TURISTICA BELÉM-BRAGANÇA: O RESGATE DA NOSSA HISTÓRIA

Pré-projeto de monografia apresentado como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: __________________________________________

Bragança/PA

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        04

2. JUSTIFICATIVA        05

3. OBJETIVOS        06

3.1 GERAL        06

3.2 ESPECÍFICOS        06

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        07

5. CRONOGRAMA        08

6. REFERÊNCIAS        09

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Esse trabalho vem resgatar um pouco da história da nossa região, nos transportando a uma viagem ao passado. Essa é a sensação de quem percorre os mais de 220 quilômetros da rota turística Belém-Bragança, onde foi criada pela Secretaria de Estado de Turismo - SETUR em 2014 no estado do Pará. Entre lindas paisagens, os turistas podem conhecer um pouco da história da extinta EFB (Estrada de Ferro Belém-Bragança), que há 82 anos ligava a capital paraense à região nordeste do Estado, onde podia passar por 13 municípios até chegar à capital Belém.

Esse pré projeto tem como objetivo principal, fazer com que os estudantes de turismo possam explorar ainda mais esse contexto cultural, rico de histórias, paisagens e de tamanha importância para o desenvolvimento do nosso estado. Nesses 220 quilômetros de estrada ligando Belém à Bragança podemos transitar somente pela rodovia BR-316 e entrem nesses municípios para conhecer a rica cultura paraense da primeira rota turística da região Amazônica. 

Essa pesquisa vem ser de cunho bibliográfica, onde poderá resgatar informações históricas que venham contribuir com o crescimento sócio-cultural e desenvolver o trabalho de pesquisa na região nordeste do estado, mais especificamente na região da comunidade de Benjamin Constant, onde faz parte dessa rota turística que se expande nesses quilômetros de desenvolvimento cultural e histórico do nosso estado.

Durante esse tempo da história, entre 1883 a 1965, a Estrada de Ferro Belém-Bragança teve um importante papel sócio-econômico para o Estado: escoar a produção agrícola dos municípios do nordeste paraense até o porto de Belém, principalmente na época da borracha. A ferrovia iniciava no Mercado de São Brás, em Belém, e seguia até Bragança em mais de 220 quilômetros de trilhos que cortavam os 13 municípios da região. Hoje, nos nossos dias, ela é lembrada pelos seus trilhos e estações, onde a Maria fumaça ainda é preservada e atualmente está exposta para visita em uma praça do município de Castanhal. 

A estrada de ferro contribuiu para o crescimento populacional e econômico da região bragantina, pois o objetivo inicial era a colonização agrícola com açorianos e espanhóis ao longo do percurso. Muitas paradas tornaram-se vilas e contribuíram para a urbanização das cidades que surgiriam depois. O contingente populacional foi aumentando, sobretudo, com a chegada de nordestinos. Esse é um dos maiores impactos sociais na região com o advento da estrada.

Economicamente, houve um impulso na diversificação da economia paraense, cuja atividade mais dinâmica era fundada nos negócios da borracha. Então, a desvalorização da borracha no mercado mundial fez com que a ferrovia fosse fechada porque o governo já não mais dispunha dos recursos necessários para custeá-la, assim desativando-a a mais de 50 anos.

Essa rota se expande no trajeto entre os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açú, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança. O percurso tem boa infraestrutura e há sinalização com placas e indicativos para trilhas. A estrada tem uma bela paisagem composta por rios, igarapés, florestas, fazendas e diversos pontos com vendas de frutas regionais, além da Ponte de Ferro do rio Livramento, que foi preservada e pintada. Era por ali que a Maria fumaça passava até Bragança. Já no município de Peixe-Boi, ainda existe o passeio de pedalinho pelo rio, que é um verdadeiro convite para relaxar e contemplar a bela paisagem do município.  

Portanto, esse pré projeto vem direcionar uma pesquisa sobre a grande importância para o desenvolvimento do nosso estado através da Rota Turística que hoje, nos faz voltar ao tempo e reviver grande história das nossas origens e da nossa cultura.

  1. JUSTIFICATIVA
  1. OBJETIVOS
  1. GERAL

- Mostrar a importância da Rota Turística especificamente na Comunidade Benjamin Constant.

  1. ESPECIFICOS

- Valorizar a Cultura através dos relatos vivenciados;

- Resgatar a História da Rota Turística em nossa região;

- Mostrar os atrativos e a cultura local como importantes meios de divulgar nossa história;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com