TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raizes Européias E Brasil

Trabalho Escolar: Raizes Européias E Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

Aluno: Filipe Kennedy Alves da Paz

Matrícula: c004hf-9

Turma: Educação física (bacharelado)

Turno: Noturno

Raízes Européias e Brasil

O objetivo da APS é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas no decorrer do curso, integrando as disciplinas de cada semestre.

Importância do tema abordado na área da educação física: É de grande importância por que da para nos analisarmos o processo de constituição da educação física em seu primeiro berço europeu e também sua introdução no Brasil. De várias maneiras o conteúdo deste livro possibilita ampliar não só a questões relativas à educação física, mas também, das temáticas sociais que exigem, cada vez mais o nosso olhar crítico.

O livro “Educação Física – Raízes europeias e Brasil” de Carmem Soares trata da consolidação e inserção da Educação Física no contexto europeu do século XIX, Foi um processo que exerceu muita influência na inserção da Educação Física no Brasil, que só veio a acontecer mais tarde no século XX. Apoiada no positivismo, (corrente filosófica que coloca o conhecimento científico em lugar de destaque e que acredita que tudo que for comprovado por experimentos é uma verdade incontestável), tomou força a ideia de que o homem biológico que é o mais importante, e que “o social é subordinado ao orgânico, ou seja, a filosofia social é subordinada a filosofia natural.” E em meio à constantes mudanças causadas pelas revoluções industriais, esse corpo biológico é visto como meio produtivo, e, portanto de extrema importância para a burguesia. É então que surge a visão homem produtivo/homem biológico, necessário ao capitalismo. Surge a medicina higienista, que tinha um caráter social, e visava dar melhores condições de saúde à população e condição nos ambientes das cidades. E a educação física entra nesse ideal de medidas para buscar a saúde, ela já é vista como algo fundamental para a obtenção de um corpo visualmente saudável. Além disso, a Educação Física é considerada por pensadores como parte da educação básica do ser humano, e ela começa a ser sistematizada em métodos pela primeira vez. Vários países europeus desenvolvem sua própria escola, seu próprio modo de encarar e passar a Educação Física. A escola Alemã buscava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com