TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre o filme Tempos Modernos

Resenha: Reflexões sobre o filme Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1 (Aluno)

Assistir ao vídeo: Tempos Modernos, para compreender os conceitos históricos da

administração. Vídeo compartilhado em <https://docs.google.com/file/d/0Bx5DSJfdRklNGUzcks4NXhNT1k/edit?usp=sharing>. Acesso em: 16 abr. 2013.

Passo 2 (equipe)

Refletir com sua equipe a respeito do filme Tempos Modernos comparando o estresse do

personagem da época com o estresse que nós vivemos hoje nas empresas. Apontar diferenças

e semelhanças em um relatório de no máximo duas laudas.

O filme faz várias críticas ao tratamento à classe trabalhadora e aos burgueses, donos dos meios de produção que "exploravam" a mão de obra, o patrão ficava em uma sala observando a produção e dava ordens ao capataz para ir aumentando a velocidade das máquinas, para aumentar a produção.

Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio perigoso. A luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor, eram constantes desde a Revolução Industrial.

Em uma das cenas do filme, aparece uma engenhoca para os operários usarem em suas refeições, assim seria menor a perda de tempo. Os proprietários dessas empresas e fábricas queriam diminuir o tempo de almoço, para os operários voltarem mais rápido ao trabalho e aumentarem a produtividade, havia um grande stress ao qual os operários eram submetidos durante o período de trabalho.

O homem começa a ser substituído por máquinas, é necessária de mão de obra especializada, fazendo com que vários trabalhadores ficassem desempregados. O filme também mostra as desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia, nas cenas como a que Chaplin e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, sonhando com o dia em que teriam a mesma condição dos donos da casa, ou aquela em que Chaplin e sua namorada encontram-se numa loja de departamento e se esbaldam longe de sua realidade, ilustram bem essas questões.

Tempos Modernos satiriza a industrialização, Chaplin utilizou cenas de sofrimento, mostra a sociedade americana pós crise de Wall Street , em 1929, num constante movimento de máquinas, homens e Estado - representado pela força policial -, buscando uma adequação social. A criação de máquinas tinha o objetivo de diminuir a necessidade do trabalho manual, para o bem estar do homem, que sentia necessidade de mais tempo para seu lazer, sua família e seu desenvolvimento intelectual.

Charles Chaplin retrata a realidade da época, havia várias pessoas desempregadas, passando fome, trabalhando em situações precárias, os operários trabalhavam muito e ganhavam pouco, havia várias manifestações, os trabalhadores queriam melhores condições de trabalho e salário digno, já os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com