TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estágio 4 Etapa

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.881 Palavras (12 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 12

UNIUBE

UNIVERSIDADE DE UBERABA

SOLANGE ALVES DE MEIRA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

               Turma 16

Governador Valadares-MG

2015

SOLANGE ALVES DE MEIRA

RA: 1089086

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

                 Turma 16

Governador Valadares-MG

2015

1 INTRODUÇAO

. Este estágio curricular supervisionado contem 130 horas de Prática Pedagógica nos anos iniciais da Educação Infantil. Realizado na Escola municipal João Inácio da Silva, na zona rural da cidade de São José da Safira em minas gerais.

Ele foi feito visando á observação, estudo e análise. Além das capacidades reflexivas e críticas com o objetivo de compreender a escola e suas práticas pedagógicas.

2-Desenvolvimento

2-A escola e sua história

O estágio supervisionado da quarta etapa do curso de licenciatura de história foi realizado na Escola municipal João Inácio da silva, situada na zona rural, assentamento formosa urupuca, sem numero, em são Jose da safira, Minas Gerais.

A escola municipal João Inácio da silva, para o povo da zona rural, foi uma vitoria, pois os alunos eram obrigados há passar o dia inteiro na estrada para conseguir chegar à escola do município mais próximo.

Funcionou ate hoje apenas com o ensino fundamental, sua localidade e de difícil acesso, pois a estrada que leva a escola ainda não e pavimentada. Os professores e funcionários saem da cidade de são Jose da safira em um ônibus pertencente a prefeitura de safira.

A LDB, Lei 9394/96, assegura a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os “conhecimentos adquiridos no ensino fundamental” aprimorar o educando “como pessoa humana”, possibilitar “o prosseguimento de estudos”, garantir “a preparação básica para o trabalho e a cidadania” e dotar o educando dos instrumentos eu lhe permitam “continuar aprendendo”, científico-tecnológicos dos processos produtivos.

2.1-A escola

A escola municipal João Inácio da silva e onde toda crianças gostaria de estuda, pois são bem cuidados, é ampla, está em ótimo estado de conservação; contribuindo assim para melhor desenvolvimento dos alunos. A Escola municipal atende cerca de 320 alunos, sendo distribuídos no Ensino Fundamental com varias faixa etária. Devido às mudanças que vem acontecendo no mundo, à escola entende que é necessário ter uma nova visão, considerando que a escola é na zona rural e não pode oferecer estudos a todas as idades a escola junto à prefeitura leva os alunos que estão cursando o ensino médio atrasado para as escolas da cidade, próxima, a escola adota os programas PEAS JUVENTUDE e INCLUIR, que é um programa Educacional de atenção ao Jovem; o PAV, que é destinado a alunos que apresenta, pelo menos dois anos de distorção idade/ano de escolaridade e o EJA, destinados às pessoas que queiram retornar aos estudos observando a idade mínima de 15 e 18 anos, respectivamente, no Ensino Fundamental.

2.2-Profissionais da escola

O pessoal a serviço no estabelecimento é constituído de pessoal do quadro do magistério e de pessoal do quadro administrativo. Papel do professor é de ser articulador de uma metodologia de ensino que se caracteriza pela variedade de atividades que estimulem o aluno a sua criatividade. A integração do docente com o discente é enriquecedora, o aluno passa a buscar algo novo que amplia suas expectativas e seus projetos de vida, levando a compreender suas linguagens, dificuldades e níveis de conhecimento. Tendo cerca de, 18 funcionários.

2.3- A realidade externa da escola.

     São Jose da safira é uma cidade maravilhosa e é tida como cidade capital das pedras preciosas devido ao grande fluxo de pedras encontradas dentro de nosso território de são Jose da safira; e. Aqui se vive um novo tempo de trabalho e desenvolvimento. É uma cidade cercada de pessoas muito simples onde muitas passam por necessidade e o lugar  onde infelizmente não oferece muitas opções de emprego onde leva a muitos irem tentar a vida em outras cidade.

     A escola municipal João Inácio da silva se encontra na zona rural, fazenda vargem alegre. Assentamento formosa urupuca próximo da cidade de são Jose da safira próximo a Escola encontra-se fazendeiros e assentamento.

     A Escola municipal João Inácio silva procura a todo custo uma educação comprometedora com o aluno e ao mesmo tempo manter uma relação com o responsável sempre voltada e baseada na educação.

3-A escola e sua cultura escolar

3.1- Espaços físico

A escola João Inácio possui cinco salas de aula e amplo espaço, Possui o refeitório e o pátio onde são realizadas as palestras educativas. O ambiente educativo que os alunos mais gostam é a quadra esportiva, da qual recentemente foi reformada e ampliada.

Apesar de uma grande porcentagem dos alunos não cuidarem do espaço escolar, ele se encontra muito organizado, atrativo, sendo adequada a idade dos alunos. Toda a área é considerada como um espaço educativo, em vista de uma melhor aprendizagem, fazendo do mesmo um ambiente agradável e aconchegante para o encontro de alunos e professores na construção do conhecimento mais eficaz.

A escola oferece uma equipe pedagógica responsável e comprometida, procurando cada vez mais contribuir para uma prática pedagógica satisfatória e condizente com a realidade vivida, oferecendo sempre suporte pedagógico atualizado, envolvidos na busca de uma educação de qualidade. Os recursos didáticos mais utilizados são: quadro de giz, livros didáticos e literários, vídeos, data show, aparelho de som, retroprojetor. A escola realiza eventos onde os alunos realizam trabalhos envolvendo temas transversais, privilegiando a convivência social, a valorização do potencial de cada aluno, o regaste de sua autoestima, onde a comunidade escolar e a sociedade participam.

4- Fundamentos do Projeto Político

4.1-Planejamento escolar

O currículo escolar deste estabelecimento compõe-se de uma parte diversificada, ambas integradas e articulado a vida cidadã com as áreas de conhecimento e é feito integrando todos os conteúdos, formando assim, a interdisciplinaridade. Os projetos são desenvolvidos envolvendo todos os conteúdos, formando uma rede de desenvolvimento, levando em conta o conhecimento de mundo do aluno e buscando aperfeiçoar, dando um cunho cientifico para esse conhecimento prévio. A contextualização e a interdisciplinaridade, ou seja, formas de interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos, permitindo ao aluno a compreensão mais ampla da realidade. Os conteúdos de Base nacional comum são aqueles previstos nas Diretrizes Curriculares e a Parte Diversificada tem com por objetivo enriquecer e complementar a Base nacional comum, propiciando à escola a introdução de projetos e atividades de interesse de sua comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com