TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio etapa de pedagogia da uniube

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  7.333 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA

KAREN PRISCILA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS - ETAPA 6

ARAXÁ - MG

2015

Sumário

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------3

DESENVOLVIMENTO


A escola de Ensino Fundamental e sua história ------------------------------------------------4
A escola e sua cultura: conhecendo a organização do tempo e do espaço escolar--6
Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico-----------------------------------------------8
A prática do PPP no cotidiano da escola e os espaços colegiados----------------------10
O espaço das salas de aula ------------------------------------------------------------------------12
Planejando e exercendo a docência -------------------------------------------------------------13 Pensando e avaliando o exercício da docência -----------------------------------------------15

Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------------------16

Referências----------------------------------------------------------------------------------------------17


INTRODUÇÃO

Este relatório tem como finalidade o registro do estágio curricular supervisionado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e seu objetivo é nos possibilitar a compreensão da escola e suas práticas pedagógicas. Foi realizado na instituição de ensino Escola Estadual Doutor Eduardo Montandon, na VI Etapa do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade de Uberaba composto pelas seguintes atividades: A escola de Ensino Fundamental e sua história, A escola e sua cultura, Os Fundamentos de Projeto Político Pedagógico na escola e elaboração de relatórios, A pratica do PPP no cotidiano da escola e os espaços colegiados, O espaço da sala de aula, Planejando e exercendo a docência, Pensando a avaliação da docência e Elaboração de Relatórios. Essas atividades são de observação, prática e estudo, para podermos exercitar nosso olhar investigador, observador e atento, através do qual vamos conhecer um espaço escolar de forma mais crítica e reflexiva.

DESENVOLVIMENTO

A escola de Ensino Fundamental e sua historia

      A instituição Escola Estadual Doutor Eduardo Montandon se destina a cuidar e educar crianças do Ensino Fundamental de 6 a 10 anos. Suas funções e atribuições, como também suas responsabilidades foram delineadas de acordo com o regimento, PPP e LDB e buscou-se visar sempre os objetivos e princípios.

Ela está a mais de 50 anos contribuindo nos aspectos educacionais e culturais da sociedade Araxaense situada no centro da cidade de Araxá.

No desenvolvimento de suas atividades, a escola conta com apoio de mais de 30 profissionais capacitados e dedicados, esses profissionais estão divididos em Gestor, supervisores, secretarias, professores e auxiliares de serviços gerais.

Quanto à clientela, a escola possui 12 turmas, com em media 30 alunos em cada sala, totalizando em media 350 alunos.

A instituição se localiza no centro da cidade e há supermercados, farmácia, lojas e bancos próximos tornando a escola muito bem localizada. O bairro é tranqüilo e tem uma vizinhança prestativa. É bem sinalizado, próximo à biblioteca municipal e ao teatro, tem uma boa infraestrutura, como saneamento básico, serviços de saúde, educação e não há poluição sonora.

A instituição é bem aceita pela comunidade percebendo-a como facilitadora das relações ensino-aprendizagem.

Andando pela escola observei é bem organizada entre as séries e salas, temos corredores que correspondem a cada série. Há também espaços fora da sala de aula para tarefas educativas como pátio coberto e ao ar livre propiciando as crianças um contato com a natureza. E todas essas atividades têm relação com os conteúdos trabalhados em sala de aula.

A biblioteca da escola é um espaço super aconchegante e calmo para propiciar aos alunos um bom momento de interação com a literatura onde cada sala tem seu horário de visita.

Há vários recursos materiais disponíveis na escola que são usados sempre que necessário para auxilio do professor na educação e quem faz o controle desses materiais é a equipe da secretaria da escola.

Os horários da escola são muito organizados com horário de entrada, intervalo e saída e quem descumpri-los é punido de acordo com o regimento da escola.

A escola e sua cultura: conhecendo a organização do tempo e do espaço escolar

O prédio da escola tem uma boa estrutura física, está construída em uma área de grande, dividido em 02 pavimentos (1º e 2º andar). O primeiro andar contém 05 salas de aula, a secretaria e a direção da escola e o segundo bloco contém 8 salas de aula, a sala dos professores, a biblioteca, sala de educação especial, sala de informática, sala da supervisão, pátio coberto e banheiros. Existe também um ginásio e um galpão para o lanche, a cozinha e pátios para atividades ao ar livre.

As salas são bem estruturadas e bem atrativas, há mesinhas próprias para cada aluno, onde as crianças fazem atividades tanto coletivas como individuais, há armários e a decoração é bem colorida e diversificada. Os materiais didáticos e recursos pedagógicos são interativos e promovendo o desenvolvimento intelectual, afetivo e social da criança.

A sala de aula é um espaço de interação entre professor e aluno, aluno e aluno, cada qual com sua forma própria de percepção e de conhecimento da realidade e é de grande importância que exista uma ação centrada no diálogo, permitindo que o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem, seja capaz de aprender, criar, avaliar e julgar. As salas são usadas nos dois turnos (matutino e vespertino), possui quadro negro e outros mobiliários necessários para o trabalho das crianças.

O pátio é bem amplo e propicia as relações democráticas entre crianças, professores e funcionários, onde os alunos podem também praticar suas atividades extraclasse.

Possui também 01 biblioteca bem decorada, alegre e confortável onde as crianças se sentem á vontade, 01 cantina e um refeitório grande onde acomoda todas as crianças. 02 banheiros sendo masculinos e femininos com quatro divisórias e uma ducha cada banheiro e 01 quadra de esportes coberta onde varias atividades extraclasses podem ser trabalhadas com os alunos, educação física e recreação. A rede física é pintada de laranja intercalado com marrom, tendo seus espaços internos bege. No geral a rede física apresenta-se em bom estado de conservação. Os funcionários de serviços gerais limpam a escola com muito carinho e as moças da cantina fazem um lanche muito gostoso para as crianças. A sala de professores é ótima e contém nela uma mesa grande para reuniões, computador, banheiro, filtro e estante com revistas da atualidade.Só tenho elogios para organização da escola que consegue fazer milagres com verbas e eventos para manter a escola em perfeito estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com