TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado

Ensaios: Relatório De Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS - FAC

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ROSENEIDE ROCHA ANUNCIAÇÃO DE AMARAL

CANDEIAS

2013

ROSENEIDE ROCHA ANUNCIAÇÃO DE AMARAL

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso Prodocente da Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias- FAC

CANDEIAS

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................... 04

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.................................................................... 05

2.1 CARACTERIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS......................................................... 05

3. PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES............................................................... 06

3.1 RELATO DA OBSERVAÇÃO..............................................................................06

3.2 METODOLOGIA ......... ................................... .................................................. 08

3.3 FACILIDADES E DIFICULDADES ENCONTRADAS......................................... 08

3.4 .APRENDIZAGENS DECORRENTES DO ESTÁGIO..........................................09

4. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO ...............................................................................11

5. RECOMENDAÇÕES GERAIS.............................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................ 13

ANEXOS .................................................................................................................. 14

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo apresentar informações que foram adquiridas com as observações e regência no decorrer do Estagio do Curso Prodocente, realizado no Colégio Luiz Viana Filho, nas turmas do 1º ano do Ensino Médio. No período de 24/03 a12/04/2014. O referido estágio teve a carga horária de 100 horas.

Desta forma abordarei um pouco da realidade da educação nesta instituição de Ensino Médio, nos turno matutino, vespertino e noturno, a qual estagiei na Disciplina de História.

O estágio possibilita a compreensão das ações praticadas por esta instituição, como observação, aulas, atividades, comemorações, reuniões e ACs. Vale ressaltar, que aprendemos observando o grupo escolar e que o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Luiz Viana Filho, está situado na Rua Desembargador Teixeira de Freitas, Bairro da Pitanga em Candeias. Foi reinaugurado no ano de 1981, pelo Prefeito David dos Santos Caldeira, com o Ensino Fundamental I e o Mobral no noturno. A partir do ano de 1996 passou a oferecer o Ensino Fundamental II até o ano de 2013. A partir do ano de 2009, na gestão da professora Adeilda dos Santos Souza, então Diretora, é que o colégio passou a oferecer o Ensino Médio. O Colégio faz parte da rede Estadual de ensino, tem um total de 389 alunos e funciona no turno matutino, vespertino e noturno com o Ensino Médio.

A escola possui equipamentos básicos, como máquina de Xerox, som, TV, DVD, data show, retroprojetor, material didático e livros didáticos. Possuem em sua estrutura 05 salas de aula grandes e iluminadas com mesas, cadeiras e quadro branco, 01sala de professores, 01 secretaria, 05 banheiros, sendo 03 femininos, 02 masculinos e 01 adaptado para portadores de necessidades especiais, 01 biblioteca, cozinha, laboratório de informática equipado, uma área na frente e outra na parte interna da escola que é utilizada para atividades recreativas. Quanto à estrutura organizacional, todo o espaço, bens, utensílios, e equipamentos estão em bom estado de conservação e encontra-se à disposição da equipe escolar e alunos, a merenda escolar é feita na própria escola e servida no pátio.

2.1 CARACTERIZAÇÕES DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

O Colégio Estadual Luiz Viana Filho possui um quadro de 52 pessoas entre direção, professores, pessoal de secretaria, apoio, vigilância, bibliotecária e corpo administrativo distribuídos nos três turnos.

3 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1 RELATO DE OBSERVAÇÃO

No dia 24/03/2014, no turno matutino, entreguei a carta de estágio para a Diretora Adeilda dos Santos Souza, que me acolheu com muita atenção e respeito, logo depois me mostrou as dependências da escola e me prestou informações acerca da equipe que compõe a instituição, sobre o funcionamento e a estrutura da mesma, permaneci na escola durante todo o período da manhã.

No dia 25/05 conversei com a diretora sobre a rotina da escola, a Proposta Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Ela salientou que a escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao projeto político-pedagógico, aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com