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Renascimento italiano e flamengo

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  722 Visualizações

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O renascimento começa com o rompimento dos artistas com as tradições medievais, ou seja, o rompimento com a arte que exaltava somente o divino. Ele, os renascentistas, buscavam humanizar a sua obra, mas os aproximando daquilo que consideravam ideal, inspirados na arte greco-romana. Os artistas renascentistas também se utilizavam da geometria, cálculos, linhas e formas para consegui a ideia de ilusão de espaço, profundidade em suas obras.

As obras de retratos da Renascença Italiana não eram feitas próxima a realidade e sim a partir da idealização daquilo que seria belo. Por isso as pinturas de retratos não possuem muitos “defeitos”, ou seja, rugas, papos, magreza ou gordura excessiva e etc.

Giotto di Bondone foi um dos primeiros pintores renascentistas. Ele rompeu com o estilo de arte voltada para o divino e acrescentou aspectos novos. Entretanto isso não significa que em suas obras não possuía aspectos Medievais.

As obras de Giotto tentava se aproxima do real e ao homem comum, inclusive nas pinturas religiosas (a representação dos personagens sacros se aproximava do ser humano). Nelas mostrava o cotidiano ou o homem comum, ou seja, a sua obra tentava aproximar ao máximo da naturalidade com gestos e expressões de sentimentos.

As obras medievais eram bidimensionais, não possuíam profundidade. Já as obras de Giotto eram tridimensionais, ou seja, suas obras possuíam profundidade.

A paisagem ao fundo é algo que Giotto também apresentava em suas obras que o diferencia do medieval. Ele buscava colocar seus personagens em um cenário, como por exemplo um céu bem trabalhado ou montanhas ao fundo.

Rafaello Sanzio era um artista da Renascença Italiana, ele nasceu em 1483 e morreu em 1520. A maioria dos quadros de Sanzio foram pintadas sobre madeira, pois a tela somente chegou a Itália no final do século XV. A sua principal obra conhecida é um alto retrato.

Sanzio fazia traços preciso e com sombreados. Ele primeiro fazia os rascunhos e ao pouco cobria o desenho através de camadas. Isso fazia que aspectos reais se mantivesse, como o relevo das vestimentas.

As cores nos quadros de Sanzio possuíam várias tonalidades ou variações, quase não utilizava cores puras.

As luzes no quadro de Sanzio sempre vinha do alto para esquerda. Ele também se preocupava com o equilíbrio do quadro, logo se o personagem estava de preto o fundo era mais claro e vice-versa.

Nos retratos de Rafaello o rosto sempre estava na parte superior e na linha vertical ao meio do quadro estava o olho esquerdo do personagem, cuja é utilizado como referência para fazer o rosto. Esse tipo de configuração está presente em Da Vinci e em outros artistas do mesmo período.

Para garanti a relevo do quadro Rafaello utiliza de sombreados, diminui e aumenta partes do rosto, as roupas eram feitas através de linhas curvas e ordenadas.

Rafaello, assim como os seus contemporâneos, tinha um tipo ideal de beleza. Então é comum encontra o mesmo rosto no retrato em personagens cristão e da mitologia. Isso não acontecia quando era retrato de uma pessoa que existia, nesse Sanzio tentava se aproxima ao máximo da realidade.

Seus personagens tinham um mesmo enquadramento e posição que também eram comuns nos quadros de Da Vinci.

A arte Flamenga começa com uma mudança social, ou seja, a religião deixava de possuir uma grande importância e o cotidiano ganhava maior importância, o homem começava a ter consciência das suas virtudes. As coisas materiais ganhavam bastante importância.

O Flamengo,

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