TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Poética da História

Por:   •  17/4/2017  •  Resenha  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade de Brasília – UnB

Instituto de Ciências Humanas

Departamento de História – HIS

Disciplina: Teoria da História

Professor: Arthur Alfaix Assis

Estudante/ Matrícula: Ítalo Maciel Ouriques – 12/0051575

Resenha do Texto:

WHITE, Hayden. 2008. “Introdução: A Poética da História”. In: Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: EDUSP. pp. 17-56.

Hayden White é professor emérito da Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Recentemente se aposentou da posição de professor de literatura comparada na Universidade de Stanford. O historiador estadunidense defendeu seu mestrado e doutorado na Universidade de Michigan, respectivamente nos anos 1952 e 1955. White é um historiador que dialoga com a tradição da crítica literária, e tem por mais famosa a sua obra chamada, Meta-história: A imaginação histórica na Europa do século XIX, publicada no ano de 1973. Tendo em vista a análise da consciência histórica na Europa do século XIX, White aponta para uma discussão do conhecimento histórico a partir das obras de alguns dos mais notáveis nomes da historiografia tais como Tocqueville, Michelet, Ranke e Burckhardt; chamando atenção também para os filósofos do período como Hegel, Nietzsche, Marx e Croce. Dessa forma, White vale-se do auxílio de instrumentos conceituais da linguística e da crítica literária.

Por conseguinte é importante salientar em qual debate historiográfico o autor está inserido e a relevância do estudo da produção de tal autor para o debate em sala de aula. Chris Lorenz ressalta que White rompeu com uma ligação positivista da época com a obra Meta-história (1973), ao pôr em evidência a questão da autonomia da narrativa histórica. Tal momento marca o que é chamado de “virada linguística” (linguistic turn). Ainda assim, Lorenz sinaliza que a partir de então ocorreu o início de uma nova fase na teoria da história (LORENZ, 2011). À vista disso, é necessário ressaltar que foi Arthur C. Danto que representou a transição entre o período analítico e o narrativo, com a obra Filosofia Analítica da História (1965) (LORENZ, 2011). Frank Ankersmit, Paul Ricouer e Jörn Rüsen também seguiram essa abordagem da filosofia narrativista, porém com outras fontes filosóficas como base (LORENZ, 2011). Isto posto, é interessante mostrar que Hayden White insere-se no contexto da reflexão sobre o papel da narrativa na configuração do conhecimento histórico, dessa forma como está explicitado na ementa deste curso, será discutido se e o quanto o entendimento da proximidade entre história e ficção prejudica a pretensão da historiografia de ceder conhecimento válido e confiável sobre o passado humano. Para além de White, posteriormente, estudaremos autores como: Frank Ankersmit, Louis Mink, Luiz Costa Lima e Jörn Rüsen.

“A poética da história” é a introdução do livro, Meta-história: A imaginação histórica na Europa do século XIX. Uma obra acadêmica destinada não só aos estudiosos do campo da História, mas também àqueles que possuem interesse no debate da narrativa histórica. A introdução está dividida em oito partes, ao passo que na primeira parte o autor faz algumas ressalvas ao leitor para que possa, finalmente, partir para seu objeto de estudo no qual elucida os temas propostos. Por conseguinte o argumento principal do autor é de que, tendo em vista a análise que faz da consciência histórica na Europa do século XIX e da proposta de uma discussão do conhecimento histórico a partir de historiadores – Tocqueville, Michelet, Ranke e Burckhardt – e filósofos – Hegel, Nietzsche, Marx e Croce. White expõe, na introdução, os princípios interpretativos no qual se baseia o trabalho. Uma vez que considera o trabalho histórico como uma narrativa e, dessa forma, identifica três tipos de estratégias que os historiadores podem usar para obter diferentes tipos de “impressão explicativa”, aspecto dado a narrativa pelos historiadores. Essas estratégias podem ser por argumentação formal (formismo, organicismo, mecanicismo e contextualismo), por elaboração de enredo (estória romanesca, comédia, tragédia e sátira) e por implicação ideológica (anarquismo, conservantismo, radicalismo e liberalismo). E nos autores que White estuda, identifica quatro estilos retóricos (tropos) considerados como estratégias poéticas para a construção dos textos: metáfora, metonímia, sinédoque e ironia (SUTERMEISTER, 2009).

Após fazer uma introdução acerca do que se trata o livro, o autor passa a explicar a “teoria da obra histórica”. Nessa parte deixa claro que é necessário esclarecer em que consiste a estrutura típico-ideal da “obra histórica”. Crônica, estória, modo de elaboração por enredo, modo de argumentação e modo de implicação ideológica, são os níveis de conceptualização na obra histórica que White passa a discernir. Ainda ressalta que a “obra histórica” representa uma tentativa de mediação entre o campo histórico, o registro histórico não processado, outros relatos históricos e um público. Os elementos do campo histórico são organizados numa crônica pelo arranjo dos acontecimentos que serão tratados na ordem temporal de sua ocorrência. E depois a crônica é organizada numa estória. Por fim faz uma diferenciação entre estória e crônica, ao passo que as estórias históricas reconstituem as sequências de eventos que conduzem dos inícios aos términos de processos sociais e culturais. Já as crônicas não fazem, aliás tem finais em aberto, não se identifica um início.

Na parte seguinte, “explicação por elaboração de enredo”, White ressalta que essa explicação tem o propósito de dar “sentido” a uma estória através da identificação da modalidade de estória que foi contada. Uma vez que a elaboração de enredo é a via pela qual uma sequência de eventos modelados numa estória gradativamente se revela como sendo uma estória de um tipo determinado. Dessa forma, podemos identificar quatro modos pelo qual é feito essa elaboração: a estória romanesca, a tragédia, a comédia e a sátira. Assim sendo, vale a pena caracterizar, de modo simples, esses quatro tipos. A estória romanesca é fundamentalmente um drama de auto-identificação simbolizada pela figura do herói; já a sátira é o oposto disso, mas é um drama da disjunção, drama dominado pelo temor de que o homem é um cativo no mundo; na comédia, o autor explicita que a esperança do temporário triunfo do homem sobre seu mundo é oferecida pela perspectiva de reconciliações ocasionais nos mundos social e natural; por fim, na tragédia há sugestões de estados de divisão entre os homens ainda mais terríveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com