TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSOFICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO RESENHA: EDUCAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL

Por:   •  17/7/2015  •  Resenha  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS 2014.2

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSOFICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO

RESENHA: EDUCAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL

Imperatriz

2014

Suzana Rossi Pereira Chaves

RESENHA DO CAPITULO 4 “EDUCAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL”

 DO LIVRO DE MOACIR GADOTTI

Resenha apresentada à disciplina de Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação, para construção de conhecimento e obtenção parcial de nota.

Orientadora: Prof.ª. Me. Betânia Barroso.

Imperatriz

2014

EDUCAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL

Gadotti inicia o seu texto deixando claro que a questão entre mudança social e educação é muito antiga na história das ideias pedagógicas.

Segundo o autor,” a história da filosofia pode ser resumida nessa luta pela compreensão do movimento, sem a qual não se pode compreender o mundo.” Gadotti explica que as duas correntes de pensamentos que dominaram a explicação do movimento foram: os metafísicos e os dialéticos. Segundo a metafíca que tenha como fundador Arsitoteles a causa do movimento é externa.

Para Aritóteles, A é A, sendo impossivel A ser diferente de A, essa ideia seria possivel apenas em um mundo estático. Ao contrário do pensamento de Aristóteles, as ciências modernas demosntravam que o motor que inicia o movimento é interno. Descobriu-se que a mudança é operada  pela superação do conflito interno de forças opostas.

Com essa descoberta foram possiveis diversos avanços nas ciências, desde as naturais como a quimica, como nas sociais, como a própria sociologia.

Conforme Gadotti “O homem faz su história intervindo em dois níveis: sobre a natureza e sobre a sociedade (...) Nesse processo ele humaniza a natureza e humaniza a vida dos homens em sociedade.” É nesse ponto que insere-se o ato pedagógico.

Qundo fala-se da Ideologia da educação, Gadotti é sucinto ao dizer que “A força da educação está no seu poder de mudar comportamentos.” Para o autor portanto, a educação tem a capacidade de causar mudanças comportamentais, através da superação de dogmas, rompimentos de posturas, “a força da educação está na ideologia”.

Essa ideia de força da educação está relacionada com o equilibrio, para o autor “o que mantém o homem em pé é o equilibrio de forças opostas”, para a obtenção desse equilibrio o autor salienta que isso se faz através de “um ato pedagógico transformador”, esse ato tem como resultado o impulsar do homem para a frente.

Essa pedagogia da transformação possui varias categorias, entre elas a desobediência: “... é um ato de lucidez e de críticidade para o educando que o faz assumir uma postura, tornar-se alguém, libertar-se e dizer eu. É também pela desobediência que o educando, ao dizer não, diz também eu e se assume criticamente.” Portando, para Gadotti a desobediência não é sem causa, mas sim, por um obejtivo, com um foco pré-determinado.

“... A contradição, a divergência, a desobediência e também os desrespeito como atitude de insubmissão aos nossos preconceitos, voltam-se muito mais contra as ideias do contra as pessoas.” Isso é importante descatar pois, o educador tem ir contra as ideias, as ideologias que por ele não são aprovadas e não contra pessoas.

O objetivo dos professores é tornar os estudantes seres politizados, ou seja, que atuem não apenas no ambito escolar, mas também no meio social a que está inserido. Esse estudante, “é um estudante que tem motivação pela qualidade, pela relevância social e teórica do que é ensinado.” É por consequência um estudante conciente.

Quando se trata da postura do educador em relação a mudança social, Gadotti deixa claro que, “... não é possível ao educador permanecer neutro: ou educa a favor dos privilégios ou contra eles, ou a favor das classes dominadas ou contra elas”, dessa forma não existe neutralidade, “aquele que se diz neutro estará apenas servindo aos interesses do mais forte.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com