TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Curta Sobre o Filme Barão de Mauá, de Guilherme Silva Xavier

Por:   •  4/9/2019  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Barão de Mauá era o nome que foi dado para Irineu Evangelista, um banqueiro muito famoso na época que procurava a prosperidade do Brasil. Seu desenvolvimento como trabalhador começou muito cedo, aos 9 anos de idade ele teve que sair de sua casa para ir morar no Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar em um comércio. O motivo de sua ida foi pela morte de seu pai, fazendo com que o sustento da casa fosse cortado, sua mãe então sendo obrigada a o mandá-lo com seu tio para a capital da época.

O tempo vai se passando dentro do comércio onde trabalhava e então Irineu é promovido para gerente do negócio, mas infelizmente, a loja estava passando por dificuldades financeiras, devendo para outras pessoas Irineu se vê na obrigação de cobrar os devedores da loja, com o lema de ‘Quem deve, paga!’. Felizmente deu certo e ele consegue recuperar o dinheiro e pagar aqueles que ele devia, mas infelizmente com isso veio a morte de um dos devedores. Uma etapa na vida de Irineu foi trabalhar com uma empresa de exportação e importação, ele conseguiu assim sair de seu velho emprego, comprar ações de seu antigo chefe de um banco falido e ainda sim conseguir lucrar encima de um banco que já não era falido, nisso podemos ver o quão visionário Irineu era.

Com o passar de sua vida Irineu fez muito dinheiro, abriu uma casa de solda em um lugar chamado ‘Ponta de Areia’ e seu negócio deu muito certo, após isso abriu o ‘Banco do Brasil’ onde visava um país típico Inglês, Irineu adorava dizer como os ingleses eram prósperos por conta do livre comércio e entre outros fatores. Contendo mais dinheiro que todo o império da época Irineu resolve fazer coisas magníficas visando o crescimento do Brasil, como iluminar a cidade e construir uma ferrovia com ajuda do governo e dos ingleses. Então é dado início a construção mas em um contratempo o governo pede navios e canhões para a fábrica de Irineu e então mais dinheiro tinha que ser gasto, após o término da guerra de Uruguai, o governo não paga devidamente a Irineu em relação a ferrovia e a iluminação e nem os ingleses com a ferrovia.

Irineu então tenta recorrer sobre o governo e consegue, mas infelizmente logo depois para de ser financiado pelo tal, perdendo boa parte do seu investimento para continuar a construção da ‘estrada de ferro’, e enquanto os ingleses, eles não pagaram e em um processo contra eles, eles pagaram para o Juiz dar um voto imparcial. E para completar, um banco que Irineu tinha inaugurado no Uruguai avia falido, ou seja, Irineu estava quebrado financeiramente e não tinha como se recuperar. Um patriota que visava todo o bem da nação, foi ignorado pelo governo, infelizmente o Brasil poderia ser algo bem mais próspero, mas apenas um homem visava tal coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com