TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Hiroshima - John Hersey

Por:   •  7/10/2021  •  Resenha  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Hiroshima - John Hersey

(HERSEY, John. Hiroshima. São Paulo: Companhia das Letras, 2002)

Um ano após o bombardeio na cidade japonesa de Hiroshima, o jornalista e escritor John Hersey, vai até o Japão fazer uma reportagem sobre, com o intuito de mostrar aos americanos e pro resto do mundo o que tinha acontecido no ano anterior sob a ótica dos sobreviventes ao ataque. Hersey conta com o testemunho de seis sobreviventes ao ataque, sendo eles, a Srta Toshiko Sasaki, Dr. Masakazu Fujii, Sra Hatsuyo Nakamura, Padre Wilhelm Kleinsorge, Dr. Terufumi Sasaki e o Reverendo Kiyoshi Tanimoto.

Panorama dos capítulos:

  1. Um clarão silencioso

O autor constrói a narrativa a partir do cotidiano e afazeres das vítimas, faz questão de elucidar e localizar onde cada uma delas estava no momento em que a bomba de urânio carinhosamente apelidada pelos americanos de “Little Boy” toca o solo.

  1. O fogo

O segundo capítulo trata de detalhar o que acontece após a explosão sob a ótica de cada sobrevivente, o cenário de caos, a angústia e sensação de impotência são passadas ao leitor de forma objetiva, sem apelo emocional e na minha opinião é um dos mais tocantes da obra.

  1. Investigam-se os detalhes

Esse capítulo é importante pois demonstra como a sociedade se organizou para se ajudar e tentar tratar os feridos no meio desse pânico que se instaurava, também cita o ataque a Nagazaki, a forma como o governo dialogava com a população desolada e a tentativa de compreender o que tinha acontecido, pois no momento ninguém pensava em bomba atômica, o que as pessoas sabiam é que às 8:15 da manhã do dia 6 de agosto apareceu um clarão no céu que destruiu a cidade e a vida de centenas de milhares de japoneses.

  1. Flores sobre ruínas

O último capítulo escrito em 1946, dialoga sobre semanas após o ocorrido, como os seis sobreviventes estão reagindo às sequelas, tentando reconstruir suas vidas e o que fazem nesses dias, detalha cuidados com os ferimentos e tem muita ênfase nas memórias das vítimas e de terceiros.

  1. Depois da catástrofe

O quinto e último capítulo da obra se passa 40 anos depois quando Hersey colhe os depoimentos das seis vítimas e conta o que aconteceu com elas durante esse período e como em toda obra, conta detalhadamente sobre cada indivíduo.

Opiniões:

O livro-reportagem de John Hersey sobre o fatídico 6 de agosto de 1945 é um verdadeiro serviço à história, pois nós, temos a mania de desumanizar os acontecimentos, principalmente as catástrofes, sempre enxergamos o macro, o fato, mas nunca o indivíduo, suas contradições, problemas, contexto e fragilidade, a obra traz muitos detalhes, conta cenas que nem nas ficções mais horripilantes nós veríamos, é objetiva, fiel, muito bem pensada e planejada.

A forma como John descreve o que não posso chamar de personagens por ainda estar impactado com o livro é de fato impecável e acredito que por ter nascido na China, se mudado pros Estados Unidos da América aos 10 anos e aprendido o inglês como segundo idioma o fez ser a pessoa perfeita para escrever essa matéria, soube lidar com os dois lados da moeda, quem sofreu o ataque e o povo que ele tinha que atingir, por isso acredito que até a escolha dos personagens foi bem elaborada, pois tinha pastor, padre, médico, dona de casa, algo que de alguma forma aproximaria e cativaria os americanos que no momento se achavam os heróis por terem dado “fim a guerra” e poupado muito mais do que 100 mil vidas, esse livro foi um marco também por introduzir essa mudança de perspectiva e também, pra mim, após a leitura, um dos estopins do movimento anti-guerra nos EUA, e ouso a dizer que até quem crê que a bomba foi um mal necessário essa era a única maneira de para a guerra, sentirá algum tipo de empatia pelas vítimas ao ler Hiroshima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com