TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha – John Locke e o individualismo liberal

Por:   •  9/11/2017  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista

Ciência Política

Resenha – John Locke e o individualismo liberal

Leonel Itausu Almeida Mello, escritor do livro “John Locke e o individualismo liberal”, nos apresenta um breve condensado dos principais pontos da vida e das ideias deste cientista político, John Locke.

O autor preocupa-se de início em contextualizar o período em que Locke nasceu e concebeu suas principais ideias. Filho de pais burgueses, nascido em uma Inglaterra conturbada, enfrentando diversas pontas de conflito principalmente no campo político e no campo religioso, através da Revolução Gloriosa onde o parlamento inglês se interpôs contra a monarquia levando vários apoiadores do movimento puritano a ter que deixar seus países e se asilarem em locais diferentes. John Locke foi um desses personagens e passou um período na Holanda de Guilherme de Orange, foi neste país que escreveu seus principais textos, inclusive os Dois Tratados sobre o governo civil.

A respeito deste livro, Leonel nos apresenta as principais intenções de Locke ao escreê-lo. O Primeiro Tratado seria um refutação ao livro de Robert Filmer, Patriarca, que defendia o direito divino dos reis. No seu Segundo Tratado a intenção de Locke seria, segundo Leonel, sustentar que só o consentimento expresso dos governados legitima o poder do governador, esta é a fonte do poder político.

Quanto a visão da construção do Estado concebida por John Locke, Leonel Itausu a apresenta com uma semelhança estrutural muito próxima da de Thomas Hobbes, onde todos saem do Estado de Natureza e através do Contrato Social chegam ao Estado Civil, entretanto Locke tem conceituações diferentes para cada ponto.

O estado de natureza Leonel nos apresenta através da análise de Locke, é um estado de paz, liberdade e igualdade, desfrutando de razão e propriedade, neste primeiro momento sendo a vida, a liberdade e os bens como direitos naturais do homem,

Essa propriedade é conceito extremamente importante nesta construção de Estado. No texto, Locke a demonstra como presente desde o estado de natureza dos homens e, portanto, inviolável. O que legitima a propriedade é o trabalho, quando o homem transforma determinada matéria natural, até o momento comum a todos,  e utilizando sua força de trabalho aplicada sobre esta matéria faz dela única e por tanto, sua, própria.

Neste ponto, o texto de Leonel trata sobre o Contrato Social que Locke viu como condição para o surgimento do Estado. Mesmo diante da relativa paz desfrutada no estado de natureza, as ameaças a propriedade (vida, liberdade, direito) eram constantes e cabiam aos próprios homens resolver por sua força, quase sempre. Diante da necessidade de um corpo político único, com legislação, força concentrada, os homens dão consentimento para a entrada no estado civil, escolhendo a forma de governo -democracia, tirania ou monarquia- e quem irá lhes representar. Contudo, em qualquer que seja a forma, Locke introduz uma ideia nova, o Legislativo será superior aos demais poderes. Assim está criado um Estado civil.

Na apresentação de Leonel, Locke tem uma visão de Estado com um único e principal objetivo: a conservação da propriedade. A resistência ao governo só é legítima se o Estado deixar de proteger a propriedade dos seus governados, podendo ser questionado e combatido através de rebelião.

Leonel Itausu Almeida Mello conclui o texto classificando John Locke como pai do Individualismo Liberal e influenciador de uma série de pensadores que vieram depois. Um texto muito didático, o autor consegue seguir as linhas gerais dos textos de Locke e é uma ótima porta de entrada para as ideias desse grande Cientista Político, que foi Locke.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com