TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Brasil Antes dos Brasileiros

Por:   •  29/6/2017  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 2

É sabido que a humanidade não nasceu nas Américas, assim começa o primeiro capitulo de “O Brasil antes dos Brasileiros – A Pré-História de Nosso País”(Editora Zahar, 2006, 144 páginas) de André Prous. Antes de entrar na análise do livro, uma breve biografia do autor, André Prous nasceu na França, é arqueólogo e professor catedrático do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da Universidade Federal de Minas Gerais. Concluiu o doutorado na Sorbonne. Ministrou aulas de Pré-História no Departamento de História da Universidade de São Paulo entre 1971 e 1975. Participou da Missão Arqueológica Franco-Brasileira de Lagoa Santa e na escavação do esqueleto mais tarde batizado com o nome de Luzia. No final de 1975, criou o Setor de Arqueologia do Museu de História Natural da UFMG. André Prous é especialista em povos caçadores-coletores e no estudo de artefatos líticos.

Este primeiro capítulo da obra é dedicado a guiar o leitor em meio às diversas questões sobre a chegada da humanidade na América. O autor começa falando sobre quem foram os primeiros homens e mulheres na América, comparando os dados gerais que indicavam que os primeiros seriam antepassados diretos dos asiáticos atuais com os dados obtidos em Lagoa Santa(MG) que indicavam antepassados dos australianos, mostrando em seguida que a segunda hipótese tem problemas, devido a presença da humanidade nas ilhas do Pacífico serem mais recentes. Em seguida ele começa a caracterização dos dois primeiros grupos caçadores-coletores na América, os Clóvis e os Folsom(nomes vindos dos sítios que primeiro mostraram indícios de ambas), é aí que primeiro aparecem os sítios de matança, tal como André Prous explica, os sítios de matança eram locais onde se encurralavam grandes animais como mamutes e os bisontes de uma espécie hoje extinta, juntos das ossadas destes animais foram encontrados artefatos líticos tais como pontas de dardo de lascamento sofisticado e lascas cortantes, assim viu-se que este povo era especializado na matança de grande porte em zonas abertas, e foi só algum tempo depois que se pode verificar que as populações Clóvis estavam adaptadas a variados ambientes, a partir daí o autor começa a apontar como grande característica comum destas populações sua técnica original de lascamento em sílex e obsidiana.

É só após Prous apresentar quem foram esses primeiros povos que ele começa a longa caminhada pra responder o “por onde?”. André apresenta a teoria “clássica” do povoamento da América pela Beringia(uma faixa entre a Sibéria oriental e o Alaska emersa durante grande parte do Pleistoceno)

É importante pontuar que André Prous explica tais relações de teorias de forma bastante didática e com linguagem bastante fácil, coisa que se repete durante todo o livro, mostrando que por mais que trate de temas com grande profundidade teórica, a ciência pode e deve ser levada ao público leigo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com