TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Rafael Chambouleyron "Degredados, açorianos e migrantes: o povoamento português na região amazônica.

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Oeste do Pará

Disciplina: Amazônia I

Professor: Bruno Mariano

Aluno: Cláudio Patrício S. Gemaquue

Resenha “Degradados, açorianos e migrantes: o povoamento português na região amazônica (século XVII)”.

Rafael Chambouleyron

              Um das preocupações da coroa portuguesa no século XVII era povoamento da Amazônia, nesse caso, o antigo Estado do Maranhão. Desse modo, da união com o Conselho Ultramarino e Coroa portuguesa junto com o governo maranhense incentivam a migração de portugueses para o Brasil.

             Com tamanha dificuldade em povoar um território do tamanho do Maranhão, uma das alternativas encontrada pela corroa foi o envio de todo tipo de pessoa que estivesse a margem da sociedade. Assim, condenados, ladrões, prostitutas, pobres foram mandados para o novo mundo com o objetivo de povoar tão vasto território. O texto de Chambouleyron trata da problemática da saga dessas pessoas que vieram para o Brasil forçados, por livre vontade ou fugindo de tragédias como o aconteceu à erupção vulcânica em Açores. E quem eram esses degredados?

              Na Amazônia Seiscentista os povoadores foram os aventureiros, e toda pior espécie de seres humanos segundo Ernesto Cruz. O que na opinião de Domingo Antônio Rayol, Portugal só mandava para América “almas interesseiras”.

             Em contra partida os indivíduos que foram ameaças para a sociedade um dia, na América portuguesa ele tinha a oportunidade de torna-se um homem de valor que contribuísse para o crescimento populacional e financeiro da região a qual estivesse inserido. Alguns degredados eram aproveitados como soldados de tropa, o que alias, era outra preocupação na capitania do Maranhão, pois a quantidade dos mesmos era pouca e o recrutamento de rapazes em idade de servir era escasso. Há isso tudo se soma as fugas de degradados/soldados para os matos e outros que presos por crimes.

               No caso dos açorianos, o envio desse povo para a Amazônia ocorreu de forma diferenciada, pois os pedidos para a mudança para a Amazônia portuguesa partia da própria população de Açores. Entre expedições patrocinadas ou não pela Coroa, açorianos foram trazidos para São Luís no Maranhão e Belém no Pará.

               Historiadores discordam no que se refere à importância do povoamento da Amazônia com a vinda de migrantes açorianos, soldados, casais, degredados etc... para Ferreira Reis, a mestiçagem seria a forma de povoamento ideal para assegurar a presença de uma sociedade permanente nas colônias , garantindo assim, o controle econômico e politico.

               Para a coroa a migração açoriana foi uma importante forma de povoar o grande estado do Maranhão, mesmo muitos morrendo durante a viagem ou já em terra, conseguindo ou não se estabelecer ele eram a salvação para a Coroa e donatários que necessitavam de vassalos na América.

              Outro sujeito que o autor cita em seu texto são os Migrantes individuais, são pessoas que solicitam a vinda para América portuguesa, sempre tendo um fiador e um motivo que seria avaliado pela Coroa. Os motivos eram vários e nem sempre eram esses pedidos de migração era aprovado, ainda mais se o motivo fosse de encontro aos interesses da Coroa ao que se refere em povoar suas terras no Novo Mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com