TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de português

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Unidas Feira de Santana

       

O Retorno e Terno

                             

                       

Feira de Santana, 04 de novembro de 2014

               

Faculdade Unidas Feira de Santana

    O Retorno e Terno

         

Trabalho apresentado para a matéria de português instrumental, cujo autor da obra seja RUBEM ALVES, pelo discente Augusto Vinicius Bispo Rocha a docente Vírginia, no curso de Biomedicina primeiro semestre.

                                           

                    Feira de Santana, 04 de novembro de 2014


A Doença sem Cura

Rubem Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, sul de Minas Gerais. Pedagogo, poeta e filósofo de todas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros para crianças, psicanalista, Rubem Alves é um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil.

No texto “A doença sem cura.” de Rubem Alves, publicado em “O retorno e o terno”, o autor questiona a falta de sensibilidade dos animais em relação ao ser humano, posicionando-se a favor em partes para o homem e em partes para os animais. A questão da amizade durante o seu dia a dia entre os “bem-ti-vi” que estão todos os dias unidos cantando o mesmo refrão e com isso passa que pode sim ser feliz com a sua vida ser de perfeita sintonia de um com o outro estando ali todos os dias unidos, assim como os peixes que estão todos os dias no mesmo ambiente com os seus semelhantes que ali estão comendo da mesma comida e por estar no mesmo espaço todo o tempo , sem expressar sentimento algum de que está bom ou que está ruim e convivendo com as mesmo semelhantes todos os dias, se tem um sentimento de amizade de um com o outro assim como os bem-te-vis, imaginasse também que, de tanto se verem, de tanto fazerem juntos as mesmas rotinas, devem ter se tornado amigos. Ontem achei um bem-te-vi morto no meu quintal. Estava coberto de formigas. Achei-o por acidente, pois nada no canto dos bem-te-vis me sugeria que eles tivessem sido golpeados pela morte. O bem-te-vi morto estava sozinho. Como se ele não fizesse falta alguma. Como se ele nunca tivesse existido! Não havia tristeza no ar. Seu canto não fazia falta. O dia continuava belo para os bem-te-vis. A contrapor existe seu João, pedreiro único, não existindo outro igual. Pois todos os dias, antes de começar o seu trabalho ele vai até a beirada da piscina e salva todos os bichinhos que ali haviam caído durante a noite — insetos. Tolice, dirão. Pois não fazem falta. Morrerão de qualquer forma e nenhum dos seus companheiros está demonstrando qualquer sentimento face à tragédia daqueles que ainda ontem voavam com eles. Graças ao coração humano que está condenado ao sofrimento não tem como ser igual aos animais e a sua tranquilidade, este é o preço que se paga por se ter dentro de um corpo tão pequeno um coração que abraça um universo tão grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com