TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Português Jurídico

Por:   •  28/9/2018  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Português Jurídico

Discente: Lucas Ferreira

Linguagem Jurídica

É importante, de qualquer modo, enfatizar que a origem da linguagem está relacionada com a necessidade de comunicação entre os seres humanos, seja ela expressada por meio de fala, escrita ou gesticulação. Em algumas áreas, por exemplo, a área jurídica, existe uma determinada comunicação, que somente os profissionais da mesma irão entender. Surgem então muitas críticas sobre linguagem jurídica, a forma como ela é exposta muitas vezes, juristas também criticam a forma da escrita correta, principalmente para advogados.

Na advocacia, sentimos a carência da construção de textos jurídicos cada vez mais claros, concisos e precisos, disposto a facilitar a leitura dos interessados e o próprio andamento dos processos. Não tratamos de questionar o privilégio constitucional de estar em juízo apenas mediante um advogado, mas sim de verificar se o vocabulário utilizado permite às partes assimilar o processo sem o intermédio do profissional do Direito. Certamente o que induzirá um juiz a acatar uma denúncia, será um texto jurídico bem planejado, feito por um advogado, já que este é um dos principais instrumentos de trabalho dele.  

Há uma aclamação social então, para que nossos operadores do direito façam o disposto acima, em que não permaneça só um espaço, no qual os únicos que irão entender serão os operadores do direito. Com a grande demanda de nossos tribunais, tornou-se inevitável a desburocratização do aparato judiciário, uma solução para que isso ocorra é a elaboração de peças processuais simples, claras e concisas. Possibilitando a leitura destas pelo juiz e agilizando mais rápido os procedimentos essenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (96.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com