TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre “Ser Mulher na Idade Média”

Por:   •  25/9/2022  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre “Ser Mulher na Idade Média”

Lázaro Ferreira

O texto da pesquisadora Maria Filomena Dias Nascimento aborda a realidade feminina na idade média utilizando elementos da realidade medieval feudal para embasar suas conclusões.

A mulher aparenta ter um papel secundário e subalterno em relação a figuras masculinas,no entanto a pesquisadora debate de maneira contundente equívocos que segundo sua análise são comuns ao se tratar deste assunto,ao invés de falar da história da mulher é abordado o papel social da mulher.

A professora percebe que muito do julgamento de um passado mais distante é influenciado por concepções do presente, anacronismos,logo é comum se estabelecer adjetivos bons ou ruins quanto a aceitação de comportamentos sociais em relação à mulher.

Seu estudo assume o patriarcado da sociedade feudal,no entanto,desmonta o mito da circulação feminina apenas na esfera privada seja nos limites da casa dos pais,maridos ou conventos,em investigação mais aprofundada estabelece que essa concepção misógina é influenciada por uma tradição religiosa judaica que difunde a noção de inferioridade feminina.

Ao pautar que dentro do mundo medieval é criado um arcabouço teórico com o objetivo de justificar essa subalternidade,Maria Filomena examina que muitos destes textos são escritos e difundidos por homens celibatários que possuem uma provável limitação ou receio em relação ao sexo oposto.

Em sua fundamentação é descrito o cotidiano em mosteiros femininos em que mulheres viúvas ou herdeiras,donas de terras,assumem o papel de senhores feudais e gozam de relevante autonomia.

A autora ressalta que essa condição se dá principalmente devido ao fator econômico,apontando a elitização nesse fenômeno,na escala de hierarquia social a mulher de posses se encontrava acima da mulher ou homem camponês,logo conclui que o diferença de prestígio social se dá devido ao status socioeconômico e não ao gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com