TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica sobre o filme: O Xadrez das Cores

Por:   •  17/5/2018  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  1.430 Visualizações

Página 1 de 3

UVIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PICOS

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

DISCENTE: MARDILA TAVEIRA

DOSCENTE: ALINE ALVES DE BRITO

Resenha crítica sobre o filme O Xadrez das Cores

O filme O Xadrez das Cores é de Marco Schiavon, foi lançado em 2004 e se desenvolve como um jogo de xadrez. O grande objetivo do livro é tratar prioritariamente sobre preconceito e discriminação racial, mas o filme também nos retrata sobre pobreza, velhice, solidão e superação dos sentimentos de intolerância que estão enraizados dentro de nós.

A história do filme é voltada para duas mulheres, Maria uma idosa solitária, mas cheia de preconceito e Cida uma mulher negra e humilde. Cida foi trabalhar na casa de Maria para manter o sustento de seu lar, mas a todo tempo era insultada e muito humilhada por sua patroa a senhora Maria que tinha um enorme desprezo por negros. Maria era uma mulher branca e de olhos azuis, achava que sua raça era superior e todo negro estava predestinado a ser pobre, ser humilhado ou virar bandido. Cida aguentou constantemente as humilhações sempre respeitando a idosa, a doméstica era uma mulher honesta que só procurava dar um destino melhor aos seus filhos, diferente do que a sociedade queria impor para eles.

A trama do filme começa a se desenrolar quando Cida vê Maria com um tabuleiro de xadrez e se interessa por aquilo, trocando por acerola Maria aceita ensinar Cida como jogar. A idosa viu no jogo uma forma de humilhar Cida ainda mais e provar a supremacia branca através das peças. A doméstica cansada daquilo resolve comprar um jogo e aprender ela mesma, Cida percebe o quanto Maria estava a enganando e usando o jogo para afirmar sua superioridade e após dias de treino aprende jogar e em um duelo com Maria mostra que aprendeu jogar, da um cheque mate na idosa e se demite por não aguentar mais se submeter a tantas humilhações.

Ao se deparar com a solidão Maria percebe o quão medíocre é o sentimento preconceituoso que ela cultiva dentro de si. Após alguém tempo de convivência elas percebem que apesar de terem tons de pele diferentes, no final se pareciam bem mais do que imaginavam. Cida volta a trabalhar para Maria e as duas começam a jogar xadrez só que dessa vez Cida faz o jogo do jeito dela e Maria aceita, pois reconhece que a doméstica é uma pessoa honesta e de bem independente de sua cor o status social.

O filme nos mostra um racismo bem real e bem presente em nosso meio, ao ver o filme nos sentimos impotentes, pois lhe damos com situação assim todos os dias e nada é feito para acabar com isso. Assim como Cida milhões de pessoas enfrentam esse dilema diariamente, são obrigados a se submeter a essa situação, pois necessitam dar sustento a sua casa. Seria a intenção do filme para que através dele possamos refletir sobre nossas ações, como tratamos o diferente e o que fazemos para lhe dar com essa situação tão grave que para nós já se tornou comum. É preciso dar um basta nisso e cultivar o respeito e amor por o próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com