TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Documentário Montezuma

Por:   •  29/1/2019  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Documentário: Montezuma

Direção: Dan Snow

Gênero: Documentário – 52minutos

Ano de lançamento: 2009 –  Reino Unido

O império asteca era imenso. O centro do império era a cidade de Tenochtitlán que tinha uma população de 400.000 habitantes, uma vasta área cercada por água. Nessa cidade apresentava um grande conjunto arquitetônico onde se destacavam a “pirâmide do Sol” e a “pirâmide da Lua” onde os sacrifícios eram feitos. Hoje a cidade de Tenochtitlán é a Cidade do México.

Cada cidade-estado possuía seu próprio rei e esses obedeciam a Montezuma que era o imperador.

Montezuma foi o último imperador asteca antes da invasão dos espanhóis em 1502.

A religião asteca era politeísta, eles adoravam vários deuses e seu império era conhecido como o dos mais sangrentos devido aos cultos de sacrifício humano aos deuses.

O governo asteca recebia tributos de todas as cidades-estados e aqueles que não pagavam eram sacrificados.

 Hernán Cortés, um colonizador espanhol chegou com suas caravelas na costa do reino asteca em 1519. Montezuma teve medo pois nunca conheceu um povo diferente do que ele estava acostumado e ofereceu vários presentes a Cortés. O povo asteca nunca tinha visto cavalos, armas de fogo, mas quando Montezuma percebeu o real interesse dos espanhóis que era o ouro, resolveu não deixar os invasores saírem vitoriosos.

Para garantir a vitória sobre Montezuma, Cortés fez alianças com povos que eram dominados pelo imperador como os tlaxcalas que queriam se vingar de Montezuma.

Os espanhóis quando chegaram a Tenochtitlán foram bem recebidos pelo imperador porque Montezuma acreditava que Cortés era enviado da deusa asteca Quetzalcóatl. Cortés fez Montezuma seu prisioneiro e foi informado que as tropas de Narváez estavam a caminho para combatê-lo. Ele foi ao encontro ao encontro para combater os inimigos e conseguiu convencer os homens de Narváez a se juntarem a ele. Em Tenochtitlán, Pedro Alvarado, segundo em comando das tropas de Cortés, iniciou um massacre como consequência de uma rebelião indígena durante a festa de tóxcatl.

Cortés volta e convence Montezuma a apaziguar a revolta dos astecas. Quando falava ao povo ele foi atingido por uma pedra e dias depois acabou morrendo.

Documentário bem interessante onde você conhece a cultura, costumes, religião de uma civilização bem organizada. Infelizmente os espanhóis dominaram e massacraram essa civilização em busca de ouro, mas disseram que tinham vindo salvar as almas desse povo pagão.

A ganância por riquezas ainda continua a destruir vidas inocentes.

OBS.: não tinha a contracapa do documentário na internet.

BIBLIOGRAFIA

Montezuma. Direção: Dan Snow. Documentário da BBC, Reino Unido, 2009. Disponível em <  http://www.nonetflix.com.br/montezuma/17839 > acesso em 21/08/2018.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (70.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com