TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenhas Fontes Historiográficas

Pesquisas Acadêmicas: Resenhas Fontes Historiográficas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Homero

Imprecisão sobre sua existência, segundo Heródoto, teria vivido no séc. IX a.C. Autor da Ilíada e da Odisseia.

No trecho “Ilíada” descreve o momento de um sacríficio feito a Apolo e sua resposta.

Heródoto

Nasceu em 484 a. C. em Halicarnassos, ativo na vida política, viaja para fazer investigações. Viveu em Túrioi, morreu em 425 a.C. Sua obra de estilo original é dividida em nove volumes, nomeados de acordo com as Musas, pretendia ser original, suas fontes eram orais e o resultado de investigações.

No trecho “Batalha de Mileto pelos persas”, conta a intervenção jônica na batalha e também a articulação política durante o período de guerra.

Túcidides

Nascido em 460 a.C., escreveu A Guerra do Peloponeso, a qual presenciou e participou, em oito volumes. Tem fortes influencias da retórica e de debates filosóficos. Decreve as concequencias na intelectualidade e grega em decorrencia da guerra. Recorre, também, a fontes orais. Morreu em 400 a.C.

Políbio

Nascido em 230 a.C., em Megalópoles, no Peloponeso, autor de “Histórias”, vê a história como uma sequência lógica de fatos políticos, fazendo uma análise crítica das fontes. Morreu em 120 ª C.

No trecho “A causalidade na História”, fala da Guerras Púnicas e sua consequencias no mundo mediterrâneo.

Tácito

Nasceu em 56 d.C., autor de Sobre a Vida e o Caráter de Julio Agrícola (seu sogro; Germânia; Diálogos dos Oradores; Histórias; e Anais. Políticamente ativo, foi Questor, Pretor, Cônsul e Precônsul da Ásia. Morreu em 117 d.C.

Em Anais, trabalha, em 16 volumes, sobre a vida de Tibério, Caligula, Cláudio e Nero, críticando o Império e defendendo a necessídade de um principado. No trecho “Nero e os Cristãos”, a partir de fonte orais, Tácito narra o epsódio do incendio de Roma, atribuido a Nero, o qual culpou os critãos, matando-os depois. Apesar de não acreditar na culpa de Nero, critíca sua postura como imperador e sua barbarie.

Em Germânia, também baseadas em fontes orais, o autor descreve características político-sociais e culturais das tribos e compara-as com Roma, escrevendo em plena guerra. No trecho “A Vida Marital entre os Germanos”, descreve e analisa a constituição do matrimonio do povo em questão.

Tito Lívio

Nascido em 59 a.C., em Pádua, estudou filosofia e sua obra debrussa-se sobre a história de Roma desde sua fundação. Escreveu 142 obras, porém, só 35 são disponíveis atualmente. Suas fontes são autores anteriores, como Políbio, principalmente como referencia na forma de escrever História, como fonte orais.

Nos trechos “Mito e fundação de Roma” e Rômulo e Remo”, conta, a partir da mitologia, a fundação de Roma pelos gêmeos amamentado pela loba, descendentes de Enéias, de Tróia.

Santo Agostinho

Nasceu em 354, vindo de família abastada. Romano, filosófo, etudou retórica e gramática, bispo e importante teologo medieval. Procura uma interlocução entre razão e fé, tendo a Bíblia como principal fonte. Morreu em 430.

No trecho “ A cidade de Deus” justifica a conquistas do império romano, considerando-os escolhido por Deus.

Gregório de Tours

Nascido em 538, foi hitoriador e bispo de Tours. Escreveu a Historia Francorum, em dez volumes, no qual narra os princiais acontecimentos do reino franco, descrevendo a transição do império romano para a era medieval.

No trecho “Em nome de Cristo”, interpreta o Credo de Nicéia, referendando-o e faz refrencia a uma série de auroe que tentam calcular o momento do Apocalipse.

Beda

O Pai da História Inglesa, nascido em 672, foi monge em Jarrow. Conta a história da Igreja na Inglaterra em sua obra, Historia Eclesiastica Gentis Anglorum. Morreu em 735.

No trecho “ As perseguições cessam e a Igreja da Bretanha goza de paz até o tempo da heresia ariana” fala do fim das perseguições aos critãos, depois, critíca a heresia ariana.

Santo Isidóro de Sevilha

Nasceu em 560, foi matemático, teologo, doutor da Igreja e arcebispo de Sevilha. Trabalha sobre fontes oculares, anais e crônicas.

No trecho “ O Retorno dos suevos à Fé católica”, discorre sobre o papel dos reia n converão do germanos à fé católica.

Raul Glaber

Naceu em 900, foi um historiador greco-romano e cronista medieval. Milenarista, basea-se nas Sagradas Escrituras, principalmente no evangelho de João.

No trecho “A Fome e as Pestes Medievais”, analisa a Peste Negra e a fome, que assolam a Europa, como sinais do fim dos tempos.

São Tomás de Aquino

Nasceu em Foi um teólogo e filósofo católico. Principal representante da tradição ecolástica. Muito influenciado por Aristoteles. Sua principal obra foi a Suma Teológica.

No trecho “Inteligência e Graça”, filosofa sobre o potencial humano sobre o conhecimento de Deus, através dos sentidos e da criação de conceitos universais, vendo a história de forma progressiva

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »