TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo : ‘' O Escravismo Brasileiro . ‘'

Monografias: Resumo : ‘' O Escravismo Brasileiro . ‘'. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Décio Freitas em um impasse histórico, começa problematizando sobre a escravidão, argumenta que se a solução do problema da evolução histórica dependesse das contradições internas ,a escravidão em geral e o modo de produção escravista em particular seriam à históricos e jamais teriam desaparecido , nenhum sistema escravista teve classe revolucionária, nenhum se deu em virtude de uma evolução interna. O sistema escravista representava uma exceção a lei histórica segundo qual as mudanças sociais se originam nas contradições internas da sociedade, a superação escravista se dava através da intervenção de forças exteriores ao modo de produção. Assim como destaca que a criação de escravos seria evidentemente antieconômica ,desmentindo o sul escravista dos Estados Unidos. O autor cita Marx em seu trabalho para fortalecer seu argumento. Marx acreditava que a superação da formação romana não resultou de uma evolução interna, mas da destruição violenta efetuada pelos bárbaros.

Um importante exemplo citado pelo autor para sustentar a teoria da intervenção do elemento exterior é o caso do Haiti , a insurreição haitiana foi a única insurreição vitoriosa de escravos que a história registra. O Haiti compreende uma área menor que o estado de Pernambuco, sua população formado pela maioria de negros, era a colônia mas lucratia da França, que com a invasão a Inglesa decretou a abolição da escravidão para ter o apoio de sua metrópole , bem como armou belicamente o Haiti para resistir as invasões, que devastou a colônia . O que não acabou com a exploração, depois da invasão inglesa e uma guerra que cominou na prisão do general Toussaint - que comandava a colônia - e após oito meses da sua morte foi declarado à independência do Haiti . Da mesma forma a Roma Antiga precisou de condições externas para que seu modo de produção pudesse se transformar.

No terceiro tópico cita a questão dos Estados Unidos , que foi colônia de povoamento, e que teve no seu início a escravidão , entretanto o norte teve a abolição, já o sul na passagem do século XVIII tinha um sólido modo de produção escravista que atrapalhava os interesse do norte capitalista , com isso houve o desejo de secessão por parte do sul gerando assim a guerra com vitória nortista, acabando assim com a escravidão , que se deu principalmente " às baionetas da burguesia do norte " .

O próximo tópico começa citando que o desaparecimento do escravismo brasileiro reproduz o processo geral. Com as devidas proporções , também foi com um elemento exterior a pressão inglesa , o texto também conta que nenhum outro país do mundo, lucrou tanto com a questão da escravidão quanto a Inglaterra. Entretanto por causa de sua característica capitalista , o escravismo foi perdendo as forças , pois viu nos negros um grande mercado consumidor , mas houve também quem defendesse a escravidão .

O primeiro resultado das pressões inglesas a favor da supressão do tráfico negreiro se exprimiu no Tratado de Aliança celebrado em 19 de fevereiro de 1810 entre Inglaterra e Portugal , no Rio de Janeiro . E outros passos foram dados para a abolição no Brasil . Estas estipulações configuravam uma solução de compromisso na medida em que apenas limitavam o tráfico e não extinguiam.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com