TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Primeiro Capítulo do livro “O Século XIX”

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Primeiro Capítulo do livro “O Século XIX”

Na introdução da obra “O Século XIX” o autor René Rémond afirma que o século XIX foi o século das revoluções compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial. Foi o século das agitações revolucionarias, da liberdade, das guerras, novas ideias e da independência. René também cita os grandes movimentos libertários, democráticos, sociais e nacionalistas.

No primeiro capítulo chamado “Uma Restauração” é caracterizado pelo período pós a batalha de Waterloo, por conta da abdicação da assinatura de Napoleão das atas do Congresso de Viena. Esse movimento começa em 1815 na França, mas convém toda a Europa e termina quinze anos depois. A “restauração” também pode ser chamado de contra-reforma, pois era um movimento contra os princípios da Revolução Francesa e a favor da volta do Antigo Regime, ou seja, a volta da monarquia ao poder. A Restauração acreditava que a Revolução foi uma espécie de acidente. E algum dos seus doutrinadores foram filósofos como, Burke, os Maistre, os Bonald e os Haller.

Contudo, nem todos os monarcas foram restabelecidos aos seus tronos e a restauração estava longe de ser efetiva. No âmbito geográfico houve o que se chama de racionalização ou simplificação do mapa político Europeu, os Estados foram reagrupados de um modo mais coerente. No quesito institucional, na França Luís XVIII não viu a possibilidade da volta do Antigo Regime e então outorga a Carta Constitucional em 1814 na tentativa de conciliar os princípios do Antigo Regime com as conquistas essenciais da Revolução. A Carta garantia, liberdade de pensamento, culto e imprensa, igualdade perante a lei e inviolabilidade dos bens nacionais e respeitava a separação entre poderes, reservando ao rei o Executivo. Nos Países baixos também houve mudanças, a lei fundamental, que será a constituição da Holanda moderna, divide o poder legislativo entre o soberano e os Estados Gerais. Na Noruega em 1814 houve a criação da Constituição mais liberal da época, na qual o rei só se dispõe de um veto suspensivo.

As transformações sociais feitas pela Revolução só deixam mais claro que a contra-reforma não seria completa. Vista que por onde a Revolução passou ela deixou transformações concretas como: abolição dos privilégios feudais, igualdade de todos perante a lei, todos os Homens nascem livres e iguais, liberdade de expressão, abolição da escravidão, etc. Assim a Restauração dissimula uma aceitação não confessada de uma parte da Revolução.

Ainda sim existiam os insatisfeitos por não ter ocorrido uma mudança integral na Europa, um desses grupos se chamavam “Os Ultras”, e do outro lado existem os Liberais, que não aceitavam o fim da Revolução, e pretendiam ir até o fim. Por esse clima tensão entre alguns querendo a volta do Antigo Regime e outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com