TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo feudalismo

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  1.082 Visualizações

Página 1 de 5

Este foi um período de longa duração, onde sua origem na crise romana do século III e constituição do império germânico nos séculos V-VI e pelos problemas do império coralíngio no século IX. Com isso concluímos alguns aspectos importantes: ruralização da sociedade, enrijecimento da hierarquia social, fragmentação do poder central, desenvolvimento das relações de dependência social, privatização da defesa, clericalização da sociedade e transformações mentalidade.


Ruralização da sociedade
A crise da economia romana, pois as imensas conquistas territoriais aumentaram o contingente de escravos e aceleraram o processo de concentração fundiária. Os rendimentos do Estado caíam, pois, os ricos não pagavam impostos e os pobres não podiam arcar nem com suas necessidades básicas. Havia condições econômicas e sociais de prosseguir com conquistas gerando a crise. Os mais ricos reservaram em suas grandes propriedades em um sistema bom para todos: o colonato, onde havia mão de obra rural e mais facilidade de controle estatal de impostos e os mais pobres tinham segurança. Melhora na vida do escravo surgia o colono vinculado ao lote de terra não podendo abandoná-lo, ou seja, homem livre, escravo da terra (juridicamente). A sociedade que estava se ruralizando tendia a auto-suficiência, além disso, os latifúndios foram ganhando autonomia, até o ponto do desligamento do colono do Estado. O rei, como dos merovíngios, por conta da economia estar menos comercial e monetária cedia terras.
Desenvolvimento das relações de dependência social
Resultado lógico do processo de ruralização, do crescimento da distancia social e da fraqueza do Estado. Patronato Romano, acelerado pelas invasões bárbaras. Vassalagem (Carlos Magno) para garantir sua soberania através da fidelidade, só o vassalo receberia um feudo. Porem houve conflito de interesses. Privatização da defesa: A privatização foi alavancada principalmente pelos ataques vikings sarracenos e húngaros. Desencadeando em edificações fortificadas (castelos e fortalezas). Clericalização da sociedade: Este processo foi acompanhado pelo crescimento do cristianismo de forma quantitativa (aumento bruto) e qualitativa (dotado de privilégios especiais poderio político e econômico).Poderes recebidos diretamente da divindade principal.
Transformações na mentalidade
Novo relacionamento homem com Deus, nova visão do homem sobre si mesmo.

A estrutura:
Estruturas consolidadas no fim do século IX e principio do X. O comercio de longa distancia já havia se estabelecido para o mercado de luxo, economia agrária, mas não exclusivamente. Colono romano precede o servo feudal.
Reserva senhorial, lotes camponeses, parte da produção (talha), valor anual (chevage), taxa para casar (formagiare), além da corvéia e mão de obra- morta. A ordem feudal era imutável.
A desigualdade era justificada pela troca de serviços visando o bem comum, 
clérigos (oratore), guerreiros ( bellatores) e trabalhadores (laborattore) que são estamentos: uns rezam, uns lutam e outros trabalham. Os clérigos exerciam grande controle sobre conduta dos homens, pois detinham o monopólio do sagrado.
Passagem do trabalho escravo para o servil: a atrofia da economia mercantil facilitou, o trabalhador como mercadoria (escravo) ou a força de trabalho como mercadoria (assalariamento).
Crise do Estado enquanto instituição, decadência do império Coralíngio, neste contexto o rei era suserano e, portanto, devia obrigações a seus vassalos. O rei acabava sendo mais um senhor feudal.
Contrato feudo – vassalico (obrigações recíprocas) Homenagem, juramento de fidelidade e investidura. Feudo poderia ser um bem físico ou um direito. Com a morte do senhor o feudo poderia retornar à mão do suserano que fortaleceu o rei na França, porém na Alemanha obrigava o rei a reenfeudar a terra que dificultou a centralização.
Características militares: cavaleiro especializado. O monopólio da guerra 
permitia aos senhores se apossar de boa parte da produção camponesa.
Paz de Deus e Guerra Santa. A sociedade era clerical. Características do homem feudal (supranaturalidade-divino-mundo celeste.

A Dinâmica:
Foi um período de maior crescimento do período Feudal (IX-XIII)
Alguns fatores determinaram que o feudalismo atingisse seu auge neste período, por exemplo: O crescimento demográfico: epidemias e guerras menos ativos, favorecimento da natalidade, abundancia de recursos naturais, por conta do abandono de terras no século III_VIII. Melhora no Estatuto jurídico, onde o escravo passa a condição de servo. Desenvolvimento agrícola( charrua, atrelar animais e sistema de rodízio de terras), houve também um crescimento na industria têxtil e de construção por conta do crescimento populacional. O crescimento econômico: havia moeda mas era pouco utilizada até o fim do século XI. O surgimento do feudo- renda onde o senhor remunerava periodicamente o vassalo com moeda. Crescimento territorial: Na tentativa de sobrevivência por conta do crescimento demográfico, culminou no crescimento do feudalismo para outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com