TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rupturas E Permanências Na História Da Educação

Artigo: Rupturas E Permanências Na História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 8

Rafaela Dias

Bibliografia:

Boto, Carlota Na revolução Francesa, os princípios democráticos da escola pública, laica e gratuita: O relatório de Condorcet

Boto, Carlota Por uma ética em profissão: rumo a uma nova paideia

Valentin, Forte Ismael A Reforma Protestante e a educação

Rupturas e permanências na história da educação

Muito se tem discutido, acerca das rupturas e permanências da educação, sendo assim é de fundamental importância lembrar que a educação teve um crescente desenvolvimento ao longo dos anos. Ao decorrer do tempo pode-se observar quais são as permanências no processo de ensino aprendizagem e também as rupturas. Pode-se mencionar por exemplo, a grande influência do iluminismo, onde a ideia era romper com a visão limitada do povo, para que assim eles pudessem participar efetivamente do meio social onde viviam.

(Kant,1989, p.11) ainda argumenta que menoridade intelectual significa a incapacidade humana de servi- se da sua própria razão e o consequente recurso a opiniões alheias para a formação dos próprios juízos. Sendo assim pode-se dizer que era necessário que o povo tivesse instrução para que cada um pudesse usar seu próprio conhecimento a favor do que lhe era de direito, a ideia era que eles não ficassem a mercê do que os outros diziam. Isso sem contar que se cada indivíduo tivesse o conhecimento necessário as barreiras que os limitavam se romperiam cada vez mais rápido e assim cada um poderia seguir sua consciência individual.

Em consequência disso nota-se que a ideia de pensamento livre traria ao povo grandes mudanças, sendo que cada qual teria um padrão de educação voltado para sua necessidade, podendo assim responder por si mesmo. (Diderot, apud Cahen, 1970, p.376) ainda acrescenta que instruir uma nação equivale a civiliza-la.

O direito a igualdade na educação seria assim uma forma de fazer justiça as classes menos privilegiadas dando lhes o direito de igualdade, criando um sistema de escola para todos, onde cada indivíduo receberia igualmente o máximo de instrução possível independente de sua idade, ou sexo, pois a instrução cabia a homens e mulheres, valorizando o que o país tinha de melhor. A educação no entanto, continuou a romper barreiras pode-se mencionar por exemplo a Reforma protestante onde visava a educação que valorizava as responsabilidades sociais, sendo uma escola pública e universal.

Ao decorrer do processo da Reforma Protestante, Lutero abriu vários leques tanto para a difusão de novas religiões tanto para o processo de educação. Foram feitas diversas críticas a igreja católica a respeito do controle que ela exercia sobre os fieis, isso sem contar o monopólio feito a eles através da leitura da bíblia traduzida somente em latim e venda de indulgências. Lutero então viu ao decorrer desses acontecimentos a importância da educação para todos, segundo o texto a Reforma Protestante e a educação, o ensino deveria chegar a todo o povo, nobre e plebeu, rico e pobre, deveria beneficiar meninos e meninas, e o estado deveria decretar leis obrigatórias em relação a frequência. Sendo assim a reforma protestante contribuiu para o avanço da educação, sendo que antigamente visava apenas a formação espiritual sem direito algum, o dever dos fieis era apenas ouvir e aceitar tudo o que a igreja católica lhes propunha. Isso sem contar que a educação proposta pela igreja era apenas da repetir, o uso da repetição era algo exclusivo para os conceitos disciplinares daquela época.

A ideia era que todos tivessem o direito de aprender, sendo assim o aluno teria o direito de criticar, questionar, e refletir. Assim ele seria capaz de participar daquilo que lhe era dito não somente ser um mero ouvinte, ou seja ele participaria efetivamente no processo de ensino aprendizagem. Segundo Lutero a educação era fundamental para que cada um pudesse buscar a Deus a sua maneira, e com suas palavras, o objetivo era criar uma escola laica sem influência da igreja católica visando a capacitação de cada indivíduo, a proposta era que cada um adquirisse o seu próprio conhecimento e sua visão acerca de tudo o que acontecia naquela época.

Lutero era a favor da igualdade de educação para todos, além disso ele fazia várias críticas a respeito dos pais que não priorizavam a educação de seus filhos, isso sem contar as críticas a respeito do tempo que era destinado a educação sendo considerado por ele insuficiente.

Ao se examinarem alguns fatos decorrentes do texto a reforma protestante pode-se dizer que a partir de um tratado chamado Paz de Augsburgo, desde então foram estabelecidos padrões de convivência, e também o direito de educação para todos, sendo assim cada indivíduo seria educado para desenvolver suas próprias responsabilidades sociais, rompendo assim com as barreiras da educação proposta pela igreja católica.

Em relação as rupturas e permanências da educação, ainda é de fundamental importância lembrar a respeito do texto rumo a uma nova paideia, pois a questão que muito se tem discutido é a formação integral do indivíduo, ver formação do indivíduo acerca das transformações ocorridas até então só se daria através de uma nova maneira de se pensar a educação, visando assim em todos os momentos o aprender e o reaprender, a construção e reconstrução de acordo com as necessidades exigidas de acordo com a atualidade. Precisamos entender também que a todo o momento estamos em constante processo de construção, porém podemos dizer que não existe uma formação integral do indivíduo, pois cada um possui uma especialização, não somos dotados de conhecimento pleno, ou seja cada qual sabe um pouco da área em que se especializou. Levando em consideração esses aspectos o profissional docente ainda precisa levar em conta o sujeito sociocultural, estando assim apto as mudanças que possa ocorrer ao longo de sua carreira, pois a todo momento o profissional precisa romper com suas limitações adaptando- se a novos ambientes e aprendendo a lidar com sujeitos diferentes. O profissional não pode limitar-se apenas ao processo de reprodução, mas sim adequar os seus métodos de trabalhos as diferentes situações do seu cotidiano. Faz se necessário que o sujeito enquanto professor compartilhe informações com outros profissionais de sua área, para que a experiência de um contribua no processo de aprendizado do outro, é imprescindível que todos estejam atentos no que emerge o cenário da educação, observando os esforços voltados para a inserção de todos ao direito de igualdade, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com