TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo Márcia Motta, qual a situação das principais potências europeias no pré-guerra?

Por:   •  20/4/2016  •  Bibliografia  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Questões sobre Primeira Guerra Responda as questões abaixo conforme o que foi trabalhado em aula e os textos de apoio:

 1) Segundo Márcia Motta, qual a situação das principais potências europeias no  pré-guerra?

R) INGLATERRA: a primeira nação industrial do mundo, no fim do século XVIII, tinha dado início a revolução industrial através da máquina de vapor e da indústria têxtil, a partir deste momento os ingleses começaram um processo de modificação das formas de produzir que alteraria a sociedade em todo os seus aspectos. A experiência Inglesa servia de exemplo e modelo para os novos países industriais.

ALEMANHA: em menos de uma geração a Alemanha transformou-se de um conjunto de estados economicamente atrasados em um pais unificado e forte. Sem romper as estruturas políticas mais arcaicas da sociedade, a estado alemão se apoiava no poder dos grandes proprietários de terras e impulsionava sua industrialização que tinha como característica uma forte associação entre a indústria e os bancos.

FRANÇA: sua industrialização havia seguido um curso diverso da Inglaterra, e possuía características surpreendentes, no início do século XIX a França tinha uma economia dominada pelo setor agrário, a maior parte da população francesa vivia no campo.

RÚSSIA: sua forçuma ilha a não estava na indústria, de certa forma era uma gigante com os pés de barro, existia um setor tecnologicamente avançado e eficiente, mas este setor era uma ilha num pais de camponeses, pois a maior parte da população vivia no campo.  

2) Qual evento é considerado a “gota da água” para a eclosão da guerra, no que ele consiste e qual sua representação no cenário de guerra?

R) a gota d’´água para a eclosão da guerra foi um atentado que levou à morte o príncipe herdeiro do trono austríaco, , realizado em Sarajevo, capital da atual Bósnia, então uma província do Império Áustro-Hungaro, estavam ali em disputa dois projetos. De um lado a Sérvia , pais também localizado nos balcãs, que defendia a formação de uma grande Sérvia, capaz de abrigar todos os povos eslavos da região. A morte então do herdeiro do Império Austro-Hungaro tornou-se assim o estopim do conflito.

3) Qual as duas fases principais da guerra e no que consistiam (condições, conformação, em que espaço de tempo, etc.)

 4) Quais as principais “inovações” usadas na guerra e seus usos?

R) Gás: fazia aumentar as baixas em ambos os lados, muitos dos gases usados não eram muito eficazes mas provocavam um efeito psicológico arrasador.

Tanques: o tanque era uma arma que estava sendo desenvolvida em segredo, e por conta disso, a origem do termo tank nada mais era do que uma alusão que seria apenas um tanque  de armazenar água, na verdade eram veículos blindados que tinham como objetivo vencer as trincheiras do inimigo.

Aeronaves: sem duvida um capitulo interessante da primeira guerra mundial, principalmente no que se refere à utilização dos zepelins, aeronaves alongadas em formas de charuto e cheias de gás hélio.

Navios cruzadores e submarinos: foram usados para por fim nos conflitos, ambos os lados procuravam destruir os navios carregados de suprimentos para os inimigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com