TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superação: O Caminho da Docência

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ


CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA


VIVALDO COSTA GOMES FILHO


Superação: o caminho da docência


Ubatã-Ba
Maio de 2021

Docência, vida e realidade.

  1. Introdução

É indiscutível que as práticas pedagógicas que adotam os educadores estão vinculadas ao papel da educação na sociedade. Sendo assim, analisar as relações entre professor e aluno bem como os procedimentos de ensino é uma maneira de refletir sobre que tipo de cidadãos queremos formar para a sociedade. Este trabalho tem como finalidade entrevistar um professor com perguntas elaboradas pela faculdade e observar suas aulas, para refletir utilizando os estudos adquiridos na disciplina de Filosofia da educação.

  1. Desenvolvimento

Sabe-se que, a docência é uma é uma atividade profissional especializada, defendendo assim sua visão como profissão. Lembrando que a docência está ligada à inovação do rompimento com a forma conservadora de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, procurando superar as dicotomias entre o conhecimento cientifico e o senso comum.

Em uma entrevista com o professor Almerian Ferreira formado pela UESC em licenciatura plena em História, nos informou o quanto é grande a importância dos professores no mundo em que vivemos principalmente no âmbito do desenvolvimento social. O papel do docente na formação do sujeito é de ser um mediador, uma ponte entre o aluno e o conhecimento, se utilizando de meios que facilitem sua compreensãoe consequente apreensão do conhecimento.

Um bom docente nunca pode esquecer de que para um bom desenvolvimento profissional deve se adequar ao seu alvo respeitando os limites do mesmo, sendo assim é certo que a prática pedagógica do professor dependerá em suma da concepção que o mesmo tem do próprio trabalho. O professor poderá desenvolver uma prática que seja transformadora, significativa, pertinente ao contexto social dos alunos contemplados, ou poderá apropriar-se de uma prática mecânica, que tem como principal finalidade repassar conteúdos, e realizar atividades meramente repetitivas.

Professor Almerian e grande amigo meu, responde que, existe nomes por toda a literatura que o faz crescer como docente, John Dewey, Maria Montessori são exemplos de grandes inovadores na educação, além de Seymour Papert, pensador de diversas áreas do conhecimento se dedicaram a pensar modelos educacionais mais alinhados com as rápidas mudanças da sociedade. Acontecem no processo de aprendizagem, porque nós professores passamos representar um vínculo favorável para as crianças, pois as mesmas estão em processo deformação intelectual e social. Trabalhar desde a primeira infância a empatia, o saber ouvir, a respeitar os sentimentos das outras crianças, a aceitar cada uma do jeito que são e mostrar respeito pelo outro. Por isso é importante que nós professores tenhamos um olhar sensível para perceber de forma positiva e significativa a relação interpessoal criança/criança e criança/professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (214.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com