TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Série e Ano a Que se Destina o Projeto

Por:   •  21/11/2018  •  Artigo  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        3

2  justificativa        4

3  REFERENCIAL TEÓRICO        5

4  Série e ano a que se destina o projeto        7

5  objetivos        8

6  Problematização        9

7  O processo de desenvolvimento        10

8  Tempo para a realização do projeto        11

9  Recursos humanos e materiais        12

10  Avaliação        13

11  Referência bibliográfica        14

 ANEXOS        15

 ANEXO A – REFERENCIAL CURRICULAR GAUCHO        16



  1. INTRODUÇÃO

A temática deste projeto de ensino será a Imigração, a formação de um povo, que será tratado através de referenciais teóricos, bom como partes de um livro/filme que irão demonstrar o que ocorreu quando aqui os imigrantes aqui chegaram.

A imigração foi importante para a formação da cultura brasileira, como um todo, pois ao longo dos anos foi incorporando características de todos os cantos do mundo, seja na sua língua, na sua culinária, nas técnicas agrícolas, na música, na religião, entre outras.

Este projeto visa perpetuar a tradição de um povo através do conhecimento de suas origens, bem como a formação da identidade, hábitos e costumes.


  1. justificativa

O tema escolhido para o projeto está contemplado no eixo temático da história das relações sociais, da cultura e do trabalho, aplicável no 6º ano do Ensino Fundamental.

O estudo da imigração na construção da identidade cultural e no desenvolvimento de uma região envolve diferentes áreas de conhecimento. O resgate das origens de nossos antepassados através de documentos históricos, fotografias, peças de uso doméstico, da indumentária, da culinária e das danças típicas, valorizando nossas raízes e despertando no educando de uma forma lúdica e prazerosa, o gosto pela tradição.

Estudar o passado é como curiosar no campo da biologia. Na história, as leis que ditam a herança do homem e do seu povo se comportam como na outra ciência. O presente deve ser entendido engravatando o seu passado. (SILVA, 2015, p. 27).

Este tem como objetivo difundir a cultura e resgatar a linguagem oral, a musicalidade e a criatividade. O incentivo a leitura se dará através de contação de histórias, a leitura do livro e declamação de poesias de autores locais.

O projeto visa mostrar também as batalhas travadas a ferro e fogo pelo povo em busca de seus ideais.

Utilizar trechos de livros e filmes que engloba, o tema é trazer oi mundo para dentro da sala de aula, pois as imagens são mais fáceis de se guardar na memória.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A imigração no Brasil teve início por volta do ano de 1530, quando a se começou  a estabelecer-se um sistema de ocupação e exploração da terra recém descoberta. Mas quando o território foi dividido pelo em capitanias hereditárias (1534) é que foram formados povoados importantes, como São Vicente e Pernambuco. Começou a miscigenação que incorporou portugueses, negros e indígenas.

        O Brasil foi gestado como povo a partir da violência que resultou no cruzamento do invasor português com os povos denominados índios e com povos africanos aliciados mais tarde como escravos. Sob o domínio dos portugueses, matrizes raciais e tradições culturais distintas se enfrentam e se fundem dando origem a um novo povo, a uma nova estrutura social. Povo novo porque surge como uma etnia nacional diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras, mestiçada fortemente; singular, pela redefinição de traços culturais, vindo a se constituir em um gênero humano diferente.(RIBEIRO, Darcy. 1995)

A partir de 1549 o processo imigratório se tornou mais constante e se espalham para outras regiões do país. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazônia recebem os Açorianos.

O negro africano, um grupo importante, foi trazido para trabalhar nos engenhos de açúcar, na mineração, nas plantações de algodão, entre outros.

Até então outros povos eram proibidos de vir para o Brasil, por uma lei portuguesa, mas não impediu a chagada dos espanhóis entre 1580 e 1640.

Mas foi a partir de 1808 que o fluxo de europeus (alemães e suíços) se tornou mais permanente. Em 1824 fundou-se a colônia de São Leopoldo. Os italianos chegaram em 1870. Os japoneses, em 1908. E os árabes, os poloneses, russos e outros mais. Os que vieram a seguir já encontraram condições mais propícias (RIBEIRO,1995,p.438).

Passada a Segunda Guerra Mundial a quantidade de imigrantes diminuiu até se extinguir na década de 30.

Não se pode negar que estes imigrantes construíram o que hoje conhecemos como Brasil, através de suas influências na Arquitetura, nas Artes, na Literatura, nos hábitos sociais, na religião, na culinária. Estas contribuições asseguraram a continuidade de valores que foram básicos na formação da cultura brasileira.

Gilberto Freire, afirma que houve intensificação dos processos imigratórios após o término do regime escravista, em 1888, principalmente para São Paulo e para o sul, sendo estimulado a vinda de agricultores para aumentar a capacidade agrícola do país.

Darci Ribeiro afirma que os povos imigrantes vieram para o Brasil com o objetivo de fazer o “branqueamento” da população. O que não ocorreu de fato, pois a população nacional era tão maciça que absorveu, cultural e racialmente as características do imigrante sem alterar o seu conjunto.

        O aumento da parcela branca da população durante a “grande imigração” serviu de suporte a essa ideologia: seus postulantes imaginaram a miscigenação seletiva como processo de depuração das características de inferioridade negras e indígenas.(Ethel Volfzon Kosminsky (Org.) 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (231.1 Kb)   docx (325.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com