TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do texto a escola como espaço sócio cultural de Juarez Tarcisio Dayrell

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.275 Visualizações

Página 1 de 3

O texto a escola como espaço socio cultural de Juarez Tarcisio Dayrell, apresenta análises e considerações sobre a escola como espaço de cultura e aprendizagem. Demanda o resgate no papel dos sujeitos na trama social que as constitui, procura entender o que é a escola, desde a cultura ao espaço físico, e o conjunto das relações sociais que se estabelecem no interior e no exterior da escola e como estas são determinantes para o processo educativo. Analisa o espaço físico, arquitetura e suas influências nas interações dessas relações, o papel do professor e do aluno, o método educativo que não contribui para o saber questionador, mostrando-se linear e materializado em conteúdos.

Sinaliza a postura dos professores, no qual alguns não levam em consideração os aspectos pessoais dos alunos e que cada um deles são únicos, pois estes são vistos como uma massa homogênea, alunos independente de cor, raça, sexo e idade, a unidade escolar devem ser atendidos todos da mesma maneira. Dessa forma é possível criar laços com a turma, fazendo com que os alunos despertem interesse, gostem e queiram estar no espaço escolar.

Nesse sentido a escola como sócio- cultural é entendida como espaço sócio- próprio, tendo uma dupla dimensão, que leva a um conflito de interesses em que de um lado está a escola como instituição, tendo organização, com suas normas, e do outro as tramas de relações sociais que os sujeitos participantes da escola carregam, incluindo os conflitos, imposições de novas estratégias individuais ou coletivas, sendo assim um processo heterogêneo, fruto de ações entre o sujeito e a instituição. O mesmo método é aplicado em diferentes públicos, em diversos lugares, e este tratamento uniforme só vem consagrar a desigualdade e as injustiças das origens sociais do aluno

De acordo ao autor, existe uma desarticulação entre o conhecimento escolar e a vida dos alunos, haja vista que o próprio sistema de funcionamento da escola propicia isto. O conhecimento escolar se torna “objeto” ao ser materializado nos programas e livros didáticos, sendo valorizadas as provas e notas devido à ênfase ser centrada nos resultados da aprendizagem e não no processo, tornando assim a visão de conhecimento como um produto.

Dayrell segue no sentido de expressar esse olhar do cotidiano, refletindo angustias e questões dos sujeitos. Tendo uma lógica instrumental que reduz a compreensão de educação e seus processos em transmissão de informações. O mesmo método é aplicado em diferentes públicos, em diversos lugares, e este tratamento uniforme só vem consagrar a desigualdade e as injustiças das origens sociais do aluno.

Por fim, foi analisado ao longo do texto um novo olhar sobre a unidade escolar, tendo como base um espaço sócio cultural, trazendo um olhar mais dinâmico para a instituição escolar . E que os professores e alunos são fonte rica de cultura e que essa por sua vez deve fazer parte do currículo e cotidiano da escola a fim de proporcionar uma educação menos desigual, respeitando as vivências de cada um. Mostrando que é possível desafiar o novo, sem medo de errar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com