TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDÊNCIAS RECENTES DO CURRÍCULO NA ESCOLA BÁSICA

Trabalho Universitário: TENDÊNCIAS RECENTES DO CURRÍCULO NA ESCOLA BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha Critica

TENDÊNCIAS RECENTES DO CURRÍCULO NA ESCOLA BÁSICA

O texto em resenha estar baseado fundamentalmente no artigo de autoria: “Tendências recentes do ensino fundamental no Brasil”. In: Barretto E. S. de S. (coord.). Da Dra. Elba Siqueira de Sá Barretto.

Elba Siqueira de Sá Barretto, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado (1980) e doutorado (1991) em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É consultora da Fundação Carlos Chagas e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi Superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas de maio de 2011 a fevereiro de 2013 e editora dos Cadernos de Pesquisa até fevereiro de 2013. Tem experiência na área de Educação e trabalha principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, ensino fundamental, currículo e formação docente. Publicou vários artigos nas seguintes áreas: Formação de Professores, Currículo, A Educação Básica na perspectiva das políticas públicas, Formação de Professores, Ciclos e progressão continuada no Brasil.

O texto é introduzido com a pergunta: “o que é currículo?”

Como a resposta para esta questão demanda uma infinidade de pressuposições e ideias filosóficas a autora apresenta uma resposta simples para tão indagação: O currículo é sempre o resultado de uma seleção de elementos da cultura. Além de uma questão de conhecimento, o currículo é, pois, também, uma questão de identidade.

No que diz respeito a currículo oficial, é apresentado a postura governamental que se baseia na tradição brasileira o que gera uma finitude de questionamentos dentre eles “a pluralidade e aparente diversidade das orientações curriculares no país que acaba, porém

se diluindo e empobrecendo, porque o currículo em curso nas salas de aula costuma estar muito atrelado aos livros didáticos, que constituem versões muito particulares, feitas por seus autores, das orientações curriculares mais gerais.” Levando assim a encontrar mais semelhanças do que diferenças no conjunto das propostas curriculares das nossas redes de ensino.

No tópico, o contexto das reformas curriculares nos anos 1980, a autora destaca o período da transição democrática devido sua importância para a formação de currículos graças a participação de amplos seguimentos da população no que diz respeito aos interesses gerais em todas as esferas curriculares. Também esta em realce a pedagogia crítico-social dos conteúdos, pois que, de acordo a esta a escola deveria buscar soluções pedagógicas adequadas às características e necessidades dos alunos das camadas populares, visando a assegurar a todos verdadeiras condições de reivindicarem seus direitos e a dar-lhes instrumentos para lutarem por uma sociedade mais justa mediante o domínio efetivo dos conhecimentos. Considerando que a maioria das propostas permaneceu vigente até os meados da década de noventa.

Quanto aos novos paradigmas internacionais no campo da educação é mencionada a questão da igualdade e da justiça social, na restauração da democracia liberal no país, A CEPAL publica, em 1992 um documento muito importante visando redirecionar a política educacional na América Latina tendo como objetivo o binômio: competitividade e equidade onde na educação é proposto como diretriz para os países da região. Com isso surgi a era das “sociedades do conhecimento” a educação passa a ser considerada fundamental para alimentar as forças do mercado e, portanto, para criar melhores condições de competitividade, passado a ser caracterizar como fragmentária do social e a competitividade, dos novos tempos, não tendo, entretanto, se mostrado capazes de assegurar a coesão básica exigida pela vida em sociedade.

As mudanças ocorridas nas orientações curricular brasileira ocorrida nos meados da década de 90 é enfatizado a critica supracitada pela comunidade acadêmica, apesar do Conselho Nacional de Educação o MEC ter elaborado referencias que introduz detalhes de conteúdo, o fez apenas por uma discussão restrita entre os educadores, ignorando todos os seguimentos passados.

Direcionado para o penúltimo tópico o texto aprecia a importância que tem o os referenciais curriculares nacionais da educação infantil (RCN). E como ele vem auxiliado o professor na realização de seu trabalho educativo diário junto às crianças pequenas. Considerando a fase transitória pela qual passam creches e pré-escolas na busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras, pretendendo apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com