TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAA - Terapia Assistida por Animais

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da

faculdade Anhanguera para complemento da nota

bimestral.

Orientador (a): Mariana Araújo

SOROCABA

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................... 0 2

MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA............................................................................03

MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS..........................................................................................................................04

MAPEAMENTO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS..........................................................................................................................05

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO........................................................................................06

RESULTADOS ESPERADOS.................................................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................09

INTRODUÇÃO

Apresentar algumas informações básicas sobre Educação e Terapia Assistida por Animais para profissionais das redes públicas municipais de Educação através do trabalho em zooterapia ou pet terapia com também é chamado.

A TAA é recente, mas vem ganhando forças por ser uma terapêutica eficiente de estímulo principalmente psicológico. Neste projeto, o foco é introduzir esse tipo de tratamento, que leva em conta aspectos sociais e emocionais para a melhoria de crianças com necessidades específicas.

MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA

Nome da escola: Escola de Ensino Fundamental Dom Bosco

Ano ou série: 1º ano ensino fundamental

Números de alunos: 26 meninos: 11 meninas: 15

Descrição do perfil da turma: A classe do 1° ano do ensino fundamental do ano de 2014 apresenta um comportamento agitado em grande maioria, alguns alunos são indisciplinados e muitas vezes agressivos quando repreendidos; com relação a aprendizagem apresentam uma dispersão na atenção, algum tem dificuldade de assimilação outros são ativos e curiosos.

MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS

Nesta turma existem dois alunos que apresentam características que diferem dos demais, um apresenta um quadro comprovado de TDAH (Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade), outro aluno apresenta um quadro de TOD (Transtorno Opositivo Desafiador).

João Pedro tem sete anos e foi diagnosticado com TDAH desde sua inserção na escola aos quatro anos, ele apresenta uma inquietação, impulsividade e desatenção que são característicos da doença. A impulsividade que ele apresenta faz com que tenha dificuldade para seguir regras e isto causa uma instabilidade no grupo que questiona sempre o professor sobre as regras a serem seguidas uma vez que João sempre está desatento e quase nunca segue as mesmas. A quebra das regras ocasionadas por João Pedro gera um problema disciplinar e como conseqüência um desconforto para o grupo. Com a inquietação João esta sempre se movimentando, correndo, ocasionando problemas na limpeza e asseio pessoal; a família dele é de classe média, os pais trabalham o dia todo e a noite sempre estão interessados nas atividades dos filhos, pois João tem uma irmã.

Marcos tem sete anos e foi diagnosticado como TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) apresenta uma agressividade exacerbada e quando é disciplinado age de maneira agressiva opondo-se a regras causando instabilidade para a classe, costuma ter hábitos negativos como empurrar e cuspir nos educadores e amigos. Ele pertence a uma família de classe média com pais jovens, não tem irmãos e seus pais têm dificuldade em sua educação.

MAPEAMENTO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAIS

Nesta turma existe uma aluna que apresenta característica que difere dos demais, ela tem Dislexia.

Fernanda tem sete anos e apresenta dislexia, sua maior dificuldade apresenta-se na fala e na leitura, a dislexia é uma doença hereditária e, portanto independe de fatores emocionais ou sociais para existir, porém tais fatores podem agravar a doença dependendo do tratamento e estímulo que recebam. Ela tem problemas de leitura e dificuldade de concentração, isto faz com que ela não queira participar de atividades propostas pela professora por se sentir intimidada, não interage bem com os amigos por ter dificuldade de comunicação, em casa tem um bom relacionamento com os pais apesar de pertencer a uma família de baixo grau de instrução, os pais sabem da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com