TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Assistida por Animais (TAA)

Por:   •  4/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 14

                   

Universidade Anhaguer-Uniderp

Pólo Centro de educação a distancia (CEAD) Mogi das Cruzes

CURSO

História – Licenciatura

DISCIPLINAS NORTEADORAS

Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem

Redes Sociais e Comunicação

Nome: Wesley Lucas Batista da Silva. RA: 1820591404

Nome: Jose Francisco Veloso Júnior RA: 1022451137

Nome: Maicoln Gomes da Cruz RA: 1055524119

Nome: Guilherme Laldas Vilela RA: 1808548189

Título

Terapia Assistida por Animais

Tutora

Maria Cristina

Mogi das Cruzes

24/09/2015

Introdução

Este trabalho aborda os benefícios da Zooterapia também conhecida como Terapia Assistida por Animais (TAA), em uma classe de alunos. Vamos acompanhar bem de perto a evolução de um grupo de seis (06) crianças de uma escola do interior. Estes alunos, alguns com dificuldades de aprendizado e outros com desenvolvimento normal.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) pode ser realizada tanto por espécimes vivos, como animais mortos. No nosso trabalho utilizaremos somente animais vivos, para interagir com os alunos em sala.

Como a Zooterapia não se restringe a apenas uma faixa etária específica e pode ser utilizada no tratamento de inúmeras doenças, tanto psicológica como físicas e essas experiências vem dando ótimos resultados.

No nosso caso vamos nos concentrar na utilização de animais para melhorar e estimular o aprendizado de crianças de (07 a 10 anos), se tratando de um grupo de seis crianças de uma região carente do interior.

Ao longo do trabalho, descrevermos o perfil de cada criança. Desde sua base familiar até o seu atual desempenho escolar e social.

Vamos poder analisar individualmente a evolução das crianças. Comparando os resultados obtidos pelas crianças com algum problema e as que tem desenvolvimento normal.

Esta comparação é muito válida já que serve de base para melhorar ainda mais os resultados deste tratamento com (TAA).

Isso será possível através da cooperação de várias pessoas,como educadores, pais, médicos que acreditem nos ganhos da Zooterapia.

Para nós alunos o trabalho (Desafio Profissional), temos que aproveitarmos a oportunidade de trabalharmos em equipe, nos organizarmos dividindo as tarefas e assim desenvolvermos nossas habilidades. Com debates em sala de aula e pesquisas feitas em chats da internet.

Objetivos da Terapia Assistida por Animais

A terapia assistida por animais é um dos assuntos que mais intrigam. Esse método inovador de entender e ajudar crianças foram proposta a nossa equipe de professores, nosso desafio é estudar e entender como funciona a Zooterapia.

Um breve estudo nos sites; WWW.revistaguiainfantil.uol.com.br , www.redeglobo.globo.com

Foi possível entender um pouco sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA) ou também conhecida como Zooterapia. Conseguimos identificar os principais objetivos desta terapia, assim percebendo sua importância para o desenvolvimento de pessoas.

Esta terapia pode ser usada para diversas situações, alguns exemplos; pessoas com deficiências físicas, idosos, pessoas que passaram por algum trauma ou acidente, também ajudar crianças em sala de aulas.

Iremos focar no nosso principal objetivo como educadores, que é utilizar essa terapia com alunos em salas de aulas, tanto jovem como crianças, entender o principal objetivo da Zooterapia.

Casos

Estas informações abaixo foram tiradas do Endereço da página na internet

www.brasil247.com

Cães, gatos, cavalos, pássaros e peixes, são alguns dos animais muito usados na zooterapia – a ciência que estuda as possibilidades terapêuticas do contato com os bichos

Desde a mais remota antiguidade os bichos fazem parte do cotidiano dos homens, seja como alimento, força de trabalho, ou, simplesmente, como companhia, os famosos pets, termo em inglês para designar os bichinhos de estimação. Mas nem todos sabem que os animais também podem ter grande contribuição em uma área específica da medicina, denominada zooterapia, cujas técnicas são utilizadas para o tratamento de inúmeras doenças, tanto psicológicas quanto físicas.

Esse tipo de contato com os animais, incluindo cães, gatos, cavalos, peixes, tartarugas, pássaros e outros, vem proporcionando o aumento da afetividade, do ânimo e da socialização de jovens, adultos e idosos. É o que mostra o projeto "Desenvolvendo a afetividade de idosos institucionalizados através dos animais", implantado desde 2006 pela professora Maria de Fátima Martins, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP).

A zooterapia é uma ciência que visa estudar a interação do ser humano com o animal, mas sob o ponto de vista terapêutico e educacional. Ou seja, não mais o bicho como comida, não mais como companhia, mas sim estudado e colocado de forma a ajudar as pessoas, sobretudo quando elas se encontram em situações de estresse e depressão.

Alguns animais, como o cavalo, são importantes para o tratamento de doenças físicas, sendo reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina para o tratamento de diversas doenças e limitações. No caso da hipoterapia, os movimentos do cavalo são parecidos aos do homem. Pacientes com algum tipo de deficiência motora que montam esses animais acabam por receber estímulos de forma repetida no sistema nervoso central, desencadeando respostas positivas. Dentre os benefícios, há a melhora no desenvolvimento motor, maior adequação do tônus muscular, melhora na coordenação motora e no controle da cabeça e do tronco, proporcionando maior equilíbrio.

Métodos zooterapêuticos começaram a ser utilizados no final do século 19, na Bélgica, quando médicos perceberam que pacientes que sofriam de algum tipo de deficiência mental passavam a se socializar melhor devido ao convívio com animais, se tornando menos agressivos. Na Inglaterra, nos anos 30, pesquisadores descobriram um fato curioso: os idosos que iam para os asilos, mas que podiam levar seus animais, tinham uma socialização e independência maior do que aqueles que não os levavam. Em 1942, nos Estados Unidos, terapeutas sentiram o benefício do uso da zooterapia em pacientes com desordens físicas e mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com