TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo " Como Produzir um artigo"

Por:   •  9/9/2021  •  Artigo  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

FAEL S/A - SOCIEDADE TÉCNICA EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NOME[a] DO CURSO

TÍTULO[b][c] DO ARTIGO: SUBTÍTULO (se houver)[d]

SOBRENOME[e], Nome do autor(a)[1]

endereço de e-mail

 ROMANÓ, Rosana Schwansee [2]

rosana.romano@feal.edu.br

RESUMO[f]

Elemento obrigatório. Deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados. Sequencia de frases concisas, afirmativas e não a enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular (sabe-se, entende-se, recomenda-se, trata-se, etc.) Deve conter entre 100 e 250 palavras. Abaixo do resumo devem constar as palavras-chave ou descritores. Evite o uso de símbolos e contrações que não sejam de uso corrente e de formulas, equações diagramas e etc., que não sejam absolutamente necessários.

Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. Pesquisa.[g]

Margens: superior e esquerda com 3 cm de distância da borda da página; inferior e direita, 2 cm.

[pic 1]


[pic 2]

1 INTRODUÇÃO[h]

(de ½ a 01 página de texto)[i]

Na [j]introdução do trabalho deve constar a definição do tema em linhas gerais, a delimitação do assunto estudado, o estabelecimento dos objetivos gerais e específicos, a apresentação da justificativa para a escolha do tema, a apresentação da metodologia e a indicação da organização do trabalho, ou seja, das partes que o compõem.

O texto do trabalho deve ser digitado com espaço entre as linhas de 1,5 (um e meio). Para as citações longas, notas de rodapé, referências, legenda das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição e área de concentração), o espaço entre as linhas deve ser simples[k].

2 DESENVOLVIMENTO[l]

É a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado no Projeto, (revisão de literatura, procedimentos metodológicos, análise e discussão de resultados). O autor deve fazer a exposição do resultado da pesquisa, por seções, destacando a discussão das teorias e/ou das práticas que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema apresentado.

De[m] acordo com ABNT artigo científico “é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003a, p. 2[n]).

As seções, com no mínimo 10 e ½ páginas, e máximo de 13 e ½ páginas.

Importante: se sobrar espaço na segunda página, após o texto da Introdução, pode-se começar o Desenvolvimento ainda nessa a seção.

2.1...

2.1.1...

2.2 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Neste espaço o autor deverá apresentar a análise dos resultados obtidos e discuti-los. Trata-se da parte em que são analisados e confrontados os dados apresentados na seção anterior. É o momento de apresentar SUAS IDEIAS sobre o assunto. Justificar sua opinião sobre o assunto.

FORMATAÇÃO DE ILUSTRAÇÃO (SE USAR)

Sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere (ABNT, 2011).

Figura 1 – Exemplo de figura[o]

[pic 3]

Fonte: IBGE (2013)

FORMATAÇÃO DE TABELAS (SE USAR)

De acordo com as Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1993), tabela é uma forma de apresentação de dados numéricos, que possui a seguinte estrutura:

a) Identificação da tabela;

b) Elementos da tabela.

Agora um exemplo de tabela:

Tabela 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

Item

Quantidade

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Método

34

12,3%

Questão

54

19,5%

Raciocínio

124

44,8%

Método de amostragem

33

11,9%

Força

10

3,6%

Fonte: MAYS (1997, p. 26[p])

Para construir uma tabela consulte a norma para apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1993).

INDICATIVO DE SEÇÃO

O indicativo de seção precede o título, alinhado à esquerda, dele separado por um espaço de caractere.

IMPORTANTE: em artigo científico, não se coloca cada seção ou subseção em página nova; terminou um item, dão-se dois espaços, e já se identifica o item seguinte.

FONTE

Fonte do texto: Arial ou Times New Roman. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com