TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teatro e Dramatização Como Recurso Didático (relatório)

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

METODOLOGIAS DO ENSINO DA HISTÓRIA

PROFESSORA: ELIANE MACHADO CORREA CARDOSO

ACADÊMICA: BÁRBARA CERATTI PALMEIRO DA FONTOURA

Teatro e Dramatização como recurso didático

        No dia 29 de setembro, na disciplina de Metodologias do Ensino da História, tivemos a oportunidade de assistir à uma aula diferenciada. Nesta aula tivemos a participação de duas ótimas professoras que aplicam o teatro e a dramatização como uma fonte alternativa de aprendizagem em sala de aula.

        Maiara e Barbara fazem parte do grupo caxiense de teatro chamado Atemporal, e já carregam consigo uma experiência significativa com o teatro. Ambas trabalham com estes recursos nas aulas que ministram em escolas, e com isso, mostraram para nós, diversas formas de trabalhar com os alunos neste aspecto.

        Maiara, formada em História, diz utilizar deste recurso em suas aulas de Geografia, a qual também é responsável por ministrar. Barbara, que é formada em Artes, começou com o teatro para sua própria aprendizagem, logo após ultilizando-o em suas aulas de Artes na escola. As duas acreditam que o teatro é de extrema importância, afinal, ele está presente diariamente em nossas vidas: estamos sempre atuando. Encorporamos uma personagem em diferentes momentos do nosso dia-a-dia, seja no trabalho, na aula ou em nossa própria casa.

        Devemos utilizar o teatro ao nosso favor, elas afirmam. Por mais que muitas escolas ainda vejam o teatro de forma fechada, e não aberta; ainda o vejam como um hobby, uma forma de entretenimento, e não como ele realmente é: um agente transformador. O teatro é interdisciplinar e, quando trabalhado, pode abordar diferentes conteúdos, de Matemática à Educação Física.

        Apesar da escola ainda não se utilizar desse recurso, ela ainda é um espaço cênico, onde em conjunto com as mais diversas artes, pode desenvolver o senso crítico, a expressão e a liberdade de seus estudantes. A escola não é apenas o local onde os alunos aprendem um conteúdo, mas sim, o local onde a troca de experiências e a noção do coletivo são formados, estas duas noções, que o teatro também pode ajudar a proporcionar.

        Maiara e Barbara também comentam o quão gratificante é poder acompamhar de perto todo o processos de empenho de seus alunos, desde a confecção de figurinos e cenários, o ensaio até a apresentação final, e o quanto é emocionante ver, na maioria dos casos, como o teatro pode transformar estes alunos. O teatro ajuda estes alunos a expressarem seus sentimentos, seja com o corpo ou com a fala. O teatro os liberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com