TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Por:   •  6/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Atividade 2

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

 Teoria da Arquitetura e Urbanismo I

Filipe Oliveira Paiva

 Prof. MSc. Carina Folena Cardoso

30 de novembro de 2015

        Análise

1) Qual é arquitetura que estou estudando e onde se localiza?

O exemplar escolhido para análise neste trabalho foi o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, uma arquitetura eclética localizada no Rio de Janeiro, na Cinelândia (Praça Marechal Floriano).

[pic 1]

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

2) Quem a projetou? Quando?

Em 1903, aconteceu um concurso para a apresentação de projetos para o teatro. Neste concurso, os dois primeiros colocados, o engenheiro Francisco de Oliveira Passos (filho do prefeito Pereira Passos) e o arquiteto francês Albert Guilbert (vice-presidente da Associação dos Arquitetos Franceses), ficaram empatados e optou-se pela combinação entre os dois projetos, que correspondiam a uma mesma tipologia. Concluídas as alterações do projeto, o edifício começou a ser erguido em 2 de janeiro de 1905.

Os mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli, além de artesãos europeus, foram convidados para decorar o teatro. 

Após quatro anos e meio, um tempo considerado recorde para a execução da obra, o teatro foi inaugurado no dia 14 de julho de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha.

[pic 2]

Centenário Theatro Municipal do Rio de Janeiro

3) Qual o seu uso original? Qual a sua história?

Durante a segunda metade do século XIX a atividade teatral era muito forte no Rio de Janeiro, até então a capital do Brasil, mas que não possuía um teatro que correspondia ao nível da principal cidade brasileira. Desta forma, o autor teatral Arthur Azevedo deu início a uma campanha, em 1894, para que fosse construído um teatro, porém obteve como resultado apenas uma Lei Municipal determinando a construção do Theatro Municipal. A partir de então, foi imposta uma taxa para financiamento das obras, contudo, esta lei não veio a ser cumprida e, apenas em 1903, o prefeito Pereira Passos resgatou o plano, lançando um concurso para escolha do projeto do teatro em 15 de outubro de 1903.

Inaugurado no dia 14 de julho de 1909, o teatro entrou em funcionamento. Em 1934, a edificação passou por uma ampliação da sala, devido ao grande crescimento da população da cidade. Em 1975, o teatro foi fechado para passar por uma restauração e modernização, sendo aberto novamente em março de 1978. Um edifício anexo foi construído em 1996 para os ensaios dos espetáculos, já que neste momento a casa possuía uma grande programação. Recebendo patrocínio de grandes empresas, em 2008, teve início a nova restauração e modernização de suas instalações para o centenário do teatro, que reabriu em 2010.

[pic 3]

Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Lírico se apresentando no teatro em 1941

4) Seu uso se manteve? Qual o uso atual?

A edificação, inaugurada em 1909 pra a função de teatro manteve seu uso até a atualidade.

[pic 4]

Apresentação de orquestra no teatro

[pic 5]

Público em evento no teatro

[pic 6]

Nesta imagem, pode-se perceber a formação volumétrica através da fachada e em planta

5) Como é a volumetria dessa arquitetura? Como ela foi composta (adição, subtração, etc)?

A volumetria do Theatro Municipal está distribuída em três corpos, o da entrada, o do corpo central e o da caixa de cena, que corresponde ao palco. Esta organização é nitidamente inspirada na Ópera de Paris (1860-1875). Também podemos perceber esta influência nas rotundas laterais, semelhantes às existentes na Ópera de Paris, introduzindo-se na fachada dinamizando a estrutura compositiva.

6) Levando em consideração a escala humana, como essa volumetria poderia ser caracterizada (monumental ou não)?

A volumetria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro pode ser caracterizada como monumental, devido às suas grandes proporções quando comparadas à escala humana.

[pic 7]

Circulação de pessoas ao redor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

7) Como a implantação e a volumetria da edificação se relacionam com o espaço público? Que implicações essa relação traz para a visualização do edifício?

A construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro está muito relacionada ao processo da abertura da Avenida Central e a todo o processo de transformação urbana que acontecia no Rio de Janeiro no início do século XX, quando havia na cidade uma situação de precariedade envolvendo epidemias que se espalhavam principalmente nas áreas centrais, em que a densidade populacional era maior, apontando para um grande problema de salubridade, que gerava uma repercussão muito negativa da capital do país em âmbito internacional. Em um programa apresentado pelo prefeito Pereira Passos, objetivando intervir em especial nas áreas mais densas da cidade, ocorreu uma série de reformas, executadas sob influência das que aconteceram em Paris, procurando sanear e embelezar a cidade.

O plano das novas avenidas previa a hierarquização das vias e a conexão entre os elementos políticos, culturais e naturais mais importantes, pretendendo fazer a imagem da nova capital algo que demonstrasse o poder do país, elevando seu potencial de investimento para atrair o capital externo. Alguns cartões, intitulados “o concurso”, “o teatro em processo”, “a inauguração do teatro”, e “o impacto do teatro”, foram produzidos pra apresentar a construção do Theatro Municipal, a importância simbólica dele e de sua implantação, a iniciativa da construção como um esforço para romper com o passado colonial. Outro fator importante, vindo da burguesia carioca, uma grande motivadora do processo de transformação da cidade, era a demanda por um espaço que garantissem maior status às famílias da alta sociedade, que estivesse à altura das casas de espetáculo como as de Paris.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (832.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com