TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testando a história da Grécia Аntiga

Ensaio: Testando a história da Grécia Аntiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  Ensaio  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

1. No período arcaico (séc VIII – VI a.C) conhecemos o surgimento e evolução das póleis na Grécia Antiga, sendo Atenas e Esparta o modelo de organização mais desenvolvido em relação à sociedade e a política das cidades antigas. Sobre a cidade-Estado de Atenas, explique a organização social (cite e explique: Eupátridas, Georgói, Thetas e Demiurgos) e o desenvolvimento de sua democracia.

2. O Período Arcaico da Grécia Antiga foi marcado por crises sociais e lutas políticas resultantes da concentração da posse da terra e do exercício do poder pelos grupos aristocráticos. É neste quadro que emerge a figura do legislador Sólon. Exponha as medidas por ele tomadas e o seu significado para o desenvolvimento da Democracia em Atenas.

3. No período arcaico (séc VIII – VI a.C) conhecemos o surgimento e evolução das póleis na Grécia Antiga, sendo Atenas e Esparta o modelo de organização mais desenvolvido em relação à sociedade e a política das cidades antigas. Sobre a cidade-Estado de Esparta, explique a organização social (cite e explique: Esparcíatas, Periecos e Hilotas) e o modelo de educação dos espartanos.

4. No início do século VIII a.C., o mundo grego está dividido politicamente em uma porção de cidades. As cidades gregas mais conhecidas são Esparta e Atenas, dois modelos muito diferentes de organização política. Atenas é, diz Funari, “um exemplo da democracia grega”. Segundo seu texto, em que sentido a organização política de Atenas é democrática?

5. Após as reformas dos legisladores Drakon, Sólon e Clístenes, Atenas construiu seu regime democrático no período arcaico (séc. VIII-VI a.C.) e viveu o apogeu desse sistema político no período clássico (séc. VI-IV a.C.). Explique a seguinte afirmação: A democracia em Atenas era realmente democrática?

6. No período Clássico da História da Grécia na antiguidade (séc. VI - IV a.C.), assistimos a vitória de Atenas contra os Persas nas famosas Guerras Médicas (499 – 449 a.C). Nesse período, Atenas será considerada por muitos historiadores a “Escola de toda a Hélade”, por seu regime político e por suas conquistas. Explique nesse contexto, a frase “século de ouro” para destacar Atenas no governo de Péricles.

7. No tópico “Os gregos, das ruínas de Micenas para uma nova civilização”, Funari (Grécia e Roma) diz que “os séculos XI e IX que se sucederam às invasões dóricas são um tanto obscuros”. Nesse período (1100 – 800 a.C.), conhecido como “Época das trevas”, é incorreto dizer que:

a) Com o abandono da escrita, houve um retrocesso cultural.

b) A sociedade organizava-se agora de forma diferente, criando novos valores.

c) No lugar de palácios, surgia uma nova sociedade, com menos hierarquias, de camponeses e guerreiros.

d) É justamente essa civilização camponesa e guerreira que irá fundar, depois, a Grécia clássica.

8. No tópico “Os gregos, das ruínas de Micenas para uma nova civilização”, Funari (Grécia e Roma) diz que “os séculos XI e IX que se sucederam às invasões dóricas são um tanto obscuros”. Nesse período (1100 – 800 a.C.): I – A população não parece ter diminuído e empobrecido; II – Os antigos súditos dos palácios micênicos parecem ter continuado a viver em aldeias; III – Não havia mais grandes construções; IV – Com o desaparecimento dos escribas desapareceu também a escrita, substituída pela poesia recitada em público. Considerando essas afirmações, escolha a alternativa correta.

a) I, II, III e IV são verdadeiras.

b) I e IV são falsas.

c) II, III e IV são verdadeiras.

d) II e III são falsas.

9. Sobre o uso que os gregos faziam da palavra “polis”, é correto dizer que:

a) aplicava-se a uma liga de estados ou a uma região

b) equiparava-se a qualquer comunidade grega independente

c) era um local, pois ocupava um território definido

d) não implicava, necessariamente, em auto-governo

10. Depois do surgimento da civilização grega propriamente dita, várias “cidades”, por volta de 650 a 500 a.C., foram governadas por homens autoritários, os “tiranos”. Sobre essas cidades e a tirania, é incorreto dizer que:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com