TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes nucleares na oceania

Artigo: Testes nucleares na oceania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Artigo  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  1.839 Visualizações

Página 1 de 5

Testes nucleares na oceania

Oceania - uma região de cerca de 25.000 ilhas espalhadas por um oceano que cobre um terço da superfície do mundo - é notável por diversos importantes "últimos". Foi a última grande área do mundo que os seres humanos povoaram. Foi a última grande área que os ocidentais exploraram, a última a ser colonizada, e a última à verter a experiência colonial para o auto-governo. Foi também a última a ser examinada por arqueólogos-especialistas sobre as formas dos povos no passado.

Os arqueólogos ainda estão descobrindo pistas que acrescentar à nossa compreensão das origens dos ilhéus, de como os diferentes grupos de ilhéus são relacionados, e de como os ilhéus viveram antes do impacto das culturas ocidentais. As descobertas em curso fazem da Oceania uma região fascinante para estudar. E assim o faz a Oceania ao fornecer percepções sobre a relação frágil entre os seres humanos e seu meio ambiente. Seus estados de ilhas baixas, por exemplo, são prováveis que sejam feitos os primeiros lugares inabitáveis ??pela elevação dos mares devido ao aquecimento global.

A Oceania, uma vasta região do Pacífico, nem sempre é definida da mesma forma. Geralmente, os especialistas concordam que sua fronteira norte é marcada pelo Havaí, seu extremo leste pela Ilha de Páscoa, e sua borda oeste pelas ilhas de Palau e Nova Guiné. O limite sul da Oceania inclui a Nova Zelândia e, no cômputo da maioria dos especialistas, o continente da Austrália também.

Aqui, os modernos estados-nação da Austrália e da Nova Zelândia são explorados em uma seção separada. Irian Jaya, a província indonésia que compõe a parte ocidental da Nova Guiné, é discutida com a Indonésia.

Esta seção se ocupa com o resto da Oceania: nove territórios variavelmente associados com os Estados Unidos, Nova Zelândia e França; 13 nações independentes; uma comunidade dos EUA; e uma colônia do Reino Unido. Estes grupos de ilhas e ilhas cobrem uma área total de 3.565 milhas quadradas (9.233 km²), cerca de metade do tamanho de Nova Jersey (EUA).

Imensas distâncias separam as ilhas da Oceania umas das outras, e ainda mais imensas distâncias separam a Oceania dos centros industrialmente desenvolvidos da Europa Ocidental e América do Norte. Essas distâncias têm ajudado à manter a Oceania extraordinariamente isolada do filão da história até tempos bastante recentes. No início da Segunda Guerra Mundial, ainda haviam pessoas na Oceania que haviam encontrado apenas um punhado de administradores, missionários e colonizadores do mundo exterior. De fato, alguns moradores da Oceania nunca conheceram ninguém fora do seu grupo imediato ou tribo.

O isolamento da Oceania não terminou até a Segunda Guerra Mundial. Durante três anos, de 1942 a 1945, centenas de milhares de tropas da Ásia, Europa e América travaram uma sangrenta guerra na Oceania. Naquela época, a importância militar da Oceania se tornou evidente, e nenhuma grande potencia ou nação na Orla Ásia-Pacífico poderia ignorá-la novamente.

Também tornou-se impossível para as pessoas da Oceania evitar o mundo exterior. A guerra jogou milhares de ilhéus em contato com pessoas de fora, seja como co-combatentes ou trabalhadores em bases militares. As tropas das várias nações beligerantes estavam entre os últimos intrusos à verdadeiramente encontrar culturas isoladas. Ao mesmo tempo, o povo das ilhas desenvolveu toda uma gama de novos hábitos e novos desejos que não poderiam ser satisfeitos dentro de seus tradicionais sistemas economicos e sociais.

Às vezes, o choque entre o modo de vida dos habitantes das ilhas e a riqueza material e o poder do mundo exterior produziu resultados estranhos. Entre os mais estranhos estavam os cultos de carga, formas de cultos religiosos que cresceram em partes da Oceania, após a Segunda Guerra Mundial. Nesses cultos, "o bom" foi a vinda de uma nova era, simbolizada por uma carga de coisas como carros, caminhões, geladeiras, móveis e produtos enlatados. Todas estas coisas os ilhéus tinham visto em bases aéreas estrangeiras durante a guerra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com