TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tombamento Mercadão

Casos: Tombamento Mercadão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................... 03

2. MERCADO MUNICIPAL.......................................................................04

3. COMÉRCIO............................................................................................. 05

4. CONSTRUÇÃO........................................................................................ 06

5. TOMBAMENTO...................................................................................... 06

6. ART DECÓ............................................................................................... 08

7. ARQUITETURA DECÓ...........................................................................10

8. GUERRA MUNDIAL...............................................................................11

9. ARQUITETO.............................................................................................14

10. ANEXOS...................................................................................................16

11. CONCLUSÃO...........................................................................................17

12. BIBLIOGRAFIA......................................................................................18

1. INTRODUÇÃO

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.

Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente, tudo isso se faz representar também na arquitetura. As construções definitivamente passam a ser voltadas à praticidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro.

Logo surgiram novas obras arquitetônicas, entre elas o Mercado Municipal de São Paulo inaugurado no ano de 1933, obra do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, obra de 12.600m2 o edifício construído no estilo neoclássico, até hoje é considerado um ponto turístico da cidade de São Paul

2. MERCADO MUNICIPAL

O mercado municipal sendo atualmente muito importante para o comercio no centro em que reside, é também um ambiente público localizado em São Paulo (Brasil). O mercado localiza-se no centro antigo de São Paulo, capital do estado homônimo brasileiro, sobre uma área ganha ao rio Tamanduateí, no bairro Mercado na antiga Várzea do Carmo.

2.1 HISTÓRIA

Mercado Municipal Paulistano foi construído entre 1928 e 1933 para substituir o mercado velho que ficava na Rua 25 de Março, local onde os comerciantes vendiam seus produtos ao ar livre. Em 1924, com o crescimento da cidade, foi aprovada uma lei autorizando a construção de um novo mercado. O Mercado Central, como é conhecido hoje, talvez tenha sido o último dos grandes edifícios que foram erguidos a partir do final do século XIX para que a cidade consolidasse cada vez mais suas imagens de “Metrópole do Café”.

O responsável por sua construção foi o arquiteto de origem portuguesa Francisco de Paulo Ramos de Azevedo (1851 — 1928). Ele tinha o mais conceituado escritório de arquitetura da época — e elaborou também o teatro Municipal, o Palácio das Indústrias, a Pinacoteca, os Correios, Telégrafos e o Colégio Sion. Em seu escritório trabalhavam portugueses, brasileiros e italianos, entre eles Felisberto Ranzini, que desenhou as fachadas do Mercado, os vitrais são de autoria do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso por seu trabalho na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. O entreposto foi totalmente reformado em 2004. A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comes e bebes.

Em 1932, pouco antes da sua inauguração, o Mercado Municipal de São Paulo teve seu espaço cedido para estocar armas e munições durante a Revolução Constitucionalista, e é atualmente o quarto maior ponto turístico da cidade.

3. COMÉRCIO

A criação do Ceagesp, nos anos 60, desbancou o Mercadão da posição de principal entreposto comercial de frutas e verduras. Para sobreviver, ele adotou um comércio mais varejista de produtos gourmet e apostou em mercadorias com alto valor agregado de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios, além de produtos prontos, nacionais e importados são chamariz para um público, em boa parte formado por chefs de cozinha e sommeliers.

Atualmente, o Mercadão possui 1,6 mil funcionários, comercializa 1 mil toneladas de alimento por dia em 276 boxes e diariamente, são necessários 90 caminhões para abastecer o Mercadão. Um dos principais pratos oferecidos, o tradicional sanduíche de mortadela tem 1 mil unidades vendidas a cada dia, segundo dados da administração, o mercado recebe 775000 mil visitantes por mês, e 52,4% de todos os visitantes são turistas e, destes, 15% são estrangeiros. Entre os estrangeiros, 48,9% têm renda anual familiar acima de US$ 60 mil (informações propostas pela Revista Época, 06 de fevereiro de 2014).

4. CONSTRUÇÃO

O estilo da construção escolhido foi o uso de fachadas sóbrias, com colunas internas e externas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com